Um ano de pandemia: não nos faltam motivos para seguir em frente

Primeiros 365 dias foram de adaptação, cuidado com a comunidade e muitos desafios

16/03/2021 - 16h33

Um ano de motivos para seguir em frente Quando as metas para 2020 foram listadas, não era possível imaginar o que viria pela frente. 365 dias depois, imensurável foi o esforço humano para responder ao novo modelo social. Lidar com os medos e principalmente com as perdas exige muito da comunidade, da sociedade e da Universidade. Mesmo sem saber até quando essa realidade irá persistir, a esperança impulsiona para que juntos e juntas seja possível caminhar em direção ao futuro. 

Para que não seja necessário completar mais um ano sem abraços apertados e sem o toque que conforta, é preciso continuar tendo força e tomar todos os cuidados para frear de vez o avanço do coronavírus. Só assim será possível trocar a máscara pelos encontros afetuosos e o álcool em gel pelos apertos de mão. Afinal, não faltam razões para seguir em frente. 

Relembre ações da Universidade nesse ano que foram essenciais tanto na linha de frente quanto desenvolvendo tecnologias, pesquisas e parcerias para combater à pandemia. 

Adaptação e mobilização pela comunidade 

Em 16 de março de 2020 a PUCRS anunciava a suspensão das aulas presenciais, atividades e serviços não-essenciais e a transição para o modelo remoto. Em apenas 48h, foi realizada a formação do corpo docente, a implementação da equipe de Mediação Online e a aquisição de recursos tecnológicos necessários para dar continuidade à formação de milhares de estudantes. 

Um ano de pandemia

Linha do tempo da mobilização da PUCRS na contenção da Covid-19 em 2020

Em abril, mais de 50 profissionais, pesquisadores e pesquisadoras da PUCRS, incluindo docentes da Escola de Medicina, Escola de Ciências da Saúde e da Vida, Escola de Humanidades, Escola Politécnica, Instituto do Cérebro do RS (InsCer), Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc) e do Hospital São Lucas (HSL) se mobilizaram na busca de soluções em uma força-tarefa multidisciplinar. 

Saiba mais: Força-tarefa multidisciplinar da PUCRS é formada contra a Covid-19 

Entre os legados dessa união estão a doação de mais de 15 mil protetores faciais para instituições de saúde, o desenvolvimento de mais de 50 pesquisas relacionadas à Covid-19, a criação de diferentes exames para a detecção do vírus, entre tantas outras ações. 

Saiba mais: Legados da força-tarefa (páginas 16 a 19 da Revista PUCRS) 

Desde então a mobilização da Universidade não parou. Relembre algumas das ações que marcaram os primeiros 365 dias de pandemia: 

  • Estudantes atuam na linha de frente e novo ponto de vacinação: Mais de 20 estudantes de 11 cursos da saúde da saúde têm atuado em parceria com equipes volantes de Porto Alegre e Santa Maria para imunizar os grupos prioritários da população. Além disso, o Centro de Extensão Vila Fátima se tornou um dos pontos de vacinação na Capital gaúcha. 
  • Testes da CoronaVac e armazenamento de vacinas: Em julho o HSL formalizou o contrato para liderar os testes da vacina a vacina em voluntários e voluntárias, em parceria com o Instituto Butantan. A Universidade também disponibilizou ultrafreezers para armazenamento de vacinas utilizadas pelo sistema de saúde. 
  • Rede de laboratórios contra a Covid-19: O Labelo, rede de laboratórios da PUCRS especializados em eletroeletrônica, coordenou uma ação para emitir certificados de produtos para apoiar na contenção do vírus. 
  • Novo exame: Uma equipe de pesquisa desenvolveu um novo teste mais rápido e barato para a detecção do coronavírus. 
  • Campanhas solidárias: Diversas campanhas de solidárias aconteceram ao longo do ano para arrecadar materiais e insumos para instituições sociais parceiras. 
  • Combate às fake news: A Escola de Medicina e o HSL se uniram para esclarecer temas relacionados à Covid-19 e fornecer informações corretas sobre questões controversas. 
  • Conteúdos de apoio: diversas pesquisas, cartilhas e conteúdos foram preparados para divulgar informações apuradas e promover o bem-estar da comunidade. 

Por um futuro melhor #JuntosSeguimos 

É responsabilidade de cada pessoa continuar tomando todos os cuidados e saindo de casa apenas quando necessário, evitando aglomerações, usando máscara e seguindo todas as medidas de segurança, saúde e higienização.  

Acompanhe os canais oficiais da PUCRS e fique por dentro das novidades. Juntos e juntas seguimos:


Leia Mais Veja todas