Destaques 2019: Um ano de conquistas e reconhecimentos

Universidade ganhou prêmios e se destacou em diferentes áreas

31/12/2019 - 12h17

Como resultado do empenho em impactar a sociedade de forma sustentável, a PUCRS ganhou diversos prêmios e reconhecimentos em diferentes áreas ao longo de 2019. Pelo terceiro ano consecutivo, é destacada como a melhor universidade privada do Brasil no Ranking Universitário da Folha 2019 (RUF), e a melhor universidade privada do Sul do Brasil, segundo avaliação do Índice Geral de Cursos (IGC) divulgada pelo Ministério da Educação (MEC).

Top of Mind 2019, Ana Benso

Ana Benso, diretora acadêmico-administrativa / Foto: Marcos Nagelstein/Agência Preview

Reconhecimento internacional

A PUCRS também foi destaque internacional, mantendo-se como uma das principais universidades do mundo e a melhor universidade privada do Sul do Brasil no ranking QS World University Rankings 2020. Na América Latina, a Universidade está entre as 20 melhores, segundo o levantamento do prêmio Times Higher Education (THE) Latin America 2019.

A Universidade mais lembrada

Em cinco anos ininterruptos, a PUCRS é a universidade privada mais lembrada no Top of Mind 2019, pesquisa de marcas feita pelo grupo Amanhã desde 1991. A 21ª edição do prêmio Marcas de Quem Decide também reconheceu a PUCRS, os Colégios Maristas e o Hospital São Lucas (HSL) como destaques em várias categorias. A premiação é promovida pelo Jornal do Comércio e pelo Instituto Qualidata, que faz uma pesquisa para medir a lembrança e a preferência de empresários, gestores e altos executivos. Outro prêmio conquistado foi o Top Consumidor – Marcas de Respeito 2019, na categoria Instituição de Ensino Superior.

A PUCRS como um polo cultural

O compromisso da PUCRS com a cultura também foi reconhecido em 2019. As obras literárias de maior destaque em 2018 foram premiadas pelo 25º Prêmio Açorianos de Literatura, em abril de 2019. A cerimônia contemplou oito categorias, todas conquistadas por alunos, alumni (diplomados) e docentes da PUCRS.

Ir. Manuir Mentges e Lidiane Amorim, ao centro, com o Prêmio Aberje / Foto: Arquivo Pessoal

A marca de uma Universidade em transformação

Prêmio Aberje, concedido pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, reconheceu a PUCRS tanto na etapa regional, quanto na nacional. O movimento PUCRS 360° – Estratégia de marca para uma Universidade em transformação foi premiado na categoria Comunicação de Marca, concorrendo com Unimed-BH e Volkswagen do Brasil. Já o Open Campus – Dois dias de uma experimentação universitária completa foi o melhor, junto a outros dois projetos, na categoria Comunicação e Organização de Eventos, que contou com os concorrentes NissanFundação Banco do BrasilEnel e Livelo.