Transformando o futuro: conheça os projetos vencedores do Torneio Empreendedor

Edição deste ano abordou novas possibilidades de transformar o futuro criando soluções coletivas

25/11/2020 - 10h06
Transformando o futuro: conheça os projetos vencedores do Torneio Empreendedor

Participantes do Torneio Empreendedor durante o encerramento do evento.

Com mais de 80 participantes e cerca de 20 projetos entregues, a 14º edição do Torneio Empreendedor integrou diferentes áreas do conhecimento em prol da criação de soluções interdisciplinares para problemas complexos. 

“O Torneio Empreendedor é uma excelente oportunidade de se aventurar nos negócios, começar a empreender e conhecer outras pessoas”, comenta o professor Vicente Zanella, da Escola de Negócios e organizador do evento, que é promovido pelo Laboratório de Empreendedorismo e Inovação (Idear) 

Os quatro encontros online foram organizados em: formação de equipe e definição de ideia, construção de solução e definição de mercado, formatação de pitch para apresentação e apresentação final para a banca avaliadora. Também houve momentos de mentorias personalizadas, levando em consideração as necessidades de cada projeto.  

Conheça os projetos vencedores 

lugar | GarbUs 

Por Bruno Santos Costa 

Iniciativa desenvolve lixeiras inteligentes com sensores que permitem monitorar a quantidade de lixo de maneira remota. O objetivo do dispositivo é auxiliar as equipes de limpeza na verificação das estações de coleta para escolherem as melhores rotas, tornando a atividade mais dinâmica.  

lugar | Click Prosa 

Por Bernardo Pooter Reis, Camila Rosa de Melo, Lucas Florencio Alves, Michelle de Lima Oliveira e Thays Sanchez 

A plataforma é voltada para pessoas idosas e aposta na inclusão como diferencial. O objetivo é que o site proponha uma rotina de aprendizagem e de vínculo entre grupos da mesma faixa etária, além de contar com informações verificadas e de interesse do público.  

lugar | CineClube 

Por Gabriela Ewald Richinitti 

Projeto de curadoria que mapeia serviços de streaming e propõe recomendações de conteúdos extras relacionados ao filme escolhido. Também visa promover discussões sobre as obras e manter a comunidade ativa através de eventos.  

lugar | Apus Drone 

Por Henrique Vial Dvogeski, Kauan Boerner dos Santos e Lucas Karlow Puls   

Sistema de entregas organizado para funcionar por meio de drones. Entre os diferenciais estão a possibilidade de reduzir custos e acidentes relacionados a entrega de produtos.  

lugar | Sports Pulse 

Por Mariana de Brito Prates 

Uma pulseira sensorial que auxiliará na comunicação entre atletas com deficiência auditiva e pessoas surdas com a arbitragem de jogos, facilitando a interação entre praticantes. 

Sobre as premiações 

Todos os ganhadores e ganhadoras têm direito a participar de um programa de desenvolvimento de projetos em 2021 e a horas de consultoria do Ideia.  

Bernardo Pooter, aluno do curso de Administração da Escola de Negócios, foi um dos idealizadores do projeto Click Prosa. Devido ao seu desempenho no Torneio, recebeu o convite da comissão organizadora para representar a PUCRS em um evento internacional, o ASU/ Devex Hackaton. “Quero representar a Universidade e mostrar o potencial da diversidade e do impacto social positivo”, comenta o aluno. 

A ideia do evento é criar soluções para os objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como critérios decisivos: escalabilidade, inovação e impacto social.  

Também foram selecionados: os projetos CineClube e Apus Drone, pela Agência de Desenvolvimento de Software; e GarbUs, Apus Drone, Cineclube, 100 dúvidas e Click Prosa, pelo Tecnopuc para o Startup Garagem 2021. 

Sobre o Idear 

Incentiva a atitude empreendedora interdisciplinar e a inovação com impacto positivo na sociedade por meio da formação de pessoas que proponham soluções que possam mudar o mundo. Para saber mais, acesse o site. 


Leia Mais Veja todas