16º Torneio Empreendedor premia projeto que busca conectar pessoas a restaurantes saudáveis

Organizado pelo IDEAR, evento promove desenvolvimento de projetos de impacto social

16/11/2022 - 18h36
Torneio Empreendedor

Grupo vencedor do 16º Torneio Empreendedor com mentores e professores do IDEAR / Foto: Mariana Dias

Buscando oportunizar a construção de projetos de impacto social, o 16º Torneio Empreendedor, organizado pelo Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação da PUCRS (IDEAR), tratou sobre um tema que está em alta na última década: Inovação Criativa e Posicionamento Pessoal. Realizado nos dias 8 e 29 de outubro, o evento contou com a participação de mais de 40 pessoas.

Nessa edição, o desafio foi desenvolver um projeto que se encaixasse entre as áreas Social, Meio-Ambiente ou Governança. O grupo vencedor, composto pelos estudantes Amanda Walker, Leonardo Simon, Morgana Piazenski e Marina Neves, propôs a criação do aplicativo Free Form Club, que busca conectar pessoas que possuem alergias e restrições alimentares ou seguem alguma dieta alimentar. Para Marina, participar do Torneio foi uma experiência incrível.

“Contamos com mentorias de profissionais superqualificados, que nos auxiliaram a alcançar o melhor resultado, chegar no protótipo ideal de startup e conquistar o prêmio de destaque”, pontua.

Torneio Empreendedor

Professora Cristina Nunes com a ganhadora do 2º lugar, Hellen Almeida / Foto: Mariana Dias

Outro destaque foi o projeto A Arte Como Forma de Empoderamento, que conquistou o 2º lugar no Torneio. Criado por Hellen Almeida, estudante do primeiro semestre de Administração da Escola de Negócios, o projeto se constitui em uma marca de roupas pintadas à mão. O diferencial está na forma como o lucro é investido: parte do lucro vai para o treinamento e capacitação de jovens para que possam trabalhar na marca – gerando empregos por meio da arte.

“Era a ajuda que eu precisava para tirar meu projeto do papel e finalmente ter a coragem necessária para colocá-lo em ação e perder a vergonha de apresentar para outras pessoas”, comenta Hellen.

A Professora da Escola Politécnica da PUCRS e membro do IDEAR, Cristina Nunes, explica que o Torneio Empreendedor é uma oportunidade de os participantes colocarem em prática o pensamento inovador e empreendedor, elaborando projetos colaborativos de impacto social incluindo várias áreas do conhecimento. Pensando nisso, os/as participantes foram guiados a partir do método específico, chamado Dragon Dreaming.

“A utilização do método Dragon Dreaming foi fator de sucesso porque a partir das etapas do Sonhar, Planejar, Fazer e Celebrar conseguimos trabalhar o empreendedorismo e a inovação como fontes de realização de sonhos e os participantes conseguiram desenvolver excelentes projetos de impacto”, cita Lícia de Cerqueira, Analista de Inovação no IDEAR.

A professora e gestora da Escola Fernanda Ens Esportes de Raquetes participou da banca avaliadora do Torneio Empreendedor e destacou que a ação foi marcada por um alto nível criativo e de inovação: “Eventos como esse são extremamente importantes para capacitar os profissionais e incentivar o empreendedorismo para o mercado, pois todos nós crescemos juntos quando uma ideia sai do papel. É a evolução!”.

Conheça os projetos destaques do 16º Torneio Empreendedor:

1º Lugar: Free Form Club, por Amanda Walker, Marina Neves, Leonardo Simon e Morgana Piazenski.

2º Lugar: A Arte Como Forma de Empoderamento, por Hellen Almeida.