Tom Zé participa de bate-papo na série Ato Criativo

Compositor vai falar sobre sua carreira em evento que acontece nesta quinta-feira, dia 29 de abril 

26/04/2021 - 08h35
Ato Criativo com Tom Zé acontece no dia 29 de abril

No bate-papo, o artista irá falar sobre sua carreira / Foto: Iolanda Huzak

Nesta quinta-feira, dia 29 de abril, às 21h, a série Ato Criativo contará com a presença do compositor Tom Zé, considerado atualmente uma das figuras mais originais da música popular brasileiraPromovida pela a PUCRS Cultura e com mediação do professor Ricardo Barberena, diretor do Instituto de Cultura da PUCRS, a conversa será transmitida pelo Facebook pelo Canal da PUCRS no YouTube, onde fica disponível para acesso posterior.    

Durante o bate-papo, o cantor, arranjador e jardineiro brasileiro irá falar sobre sua carreira. Nascido em 1936 em Irará, no interior da Bahia, Antônio José Santana Martins foi aprovado em primeiro lugar no vestibular da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia aos 26 anosFoi professor de Contraponto e Harmonia na própria escola de música e violoncelista da Orquestra Sinfônica e da Orquestra de Estudantes da universidade.  

Talento reconhecido no Brasil e no mundo 

Tom Zé participou ativamente do movimento musical conhecido como Tropicália na década de 60, tornando-se tornado uma voz alternativa influente no cenário musical do Brasil. Trabalhou com artistas como Gal Costa, Maria Bethânia e Caetano Veloso 

Em 1968, participou da gravação do célebre disco Tropicália ou Panis et CircensisNo mesmo ano, venceu o IV Festival de Música Popular Brasileira (TV Record) com a música São Paulo, Meu Amor. Aproveitando o sucesso, gravou seu primeiro disco: Tom Zé – Grande Liquidação 

No final dos anos 80, seu disco Estudando o samba foi ouvido pelo músico norte-americano David Byrne, que ficou impressionado com o talento do brasileiro e apoiou Tom Zé para lançar a sua obra nos Estados Unidos, onde realizou turnê mundial.  

O cantor já recebeu o Prêmio Shell e foi eleito o Artista do Ano pela Revista Bravo. Em 2010, o Governo do Estado de São Paulo concedeu a Tom Zé o Prêmio Governador do Estado – Destaque em Música no Ano. 

Sobre o mediador 

Ricardo Barberena nasceu em Porto Alegre, em 1978. Possui Graduação (2000), Doutorado (2005) e Pós-Doutorado (2009) na área de Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É Diretor do Instituto de Cultura da PUCRS, Coordenador Executivo do DELFOS/Espaço de Documentação e Memória Cultural e professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS. Coordena o Grupo de Pesquisa Limiares Comparatistas e Diásporas Disciplinares: Estudo de Paisagens Identitárias na Contemporaneidade e é membro do Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea (GELBC).   

Agende-se para o Ato Criativo com Tom Zé 

Quando? 29 de abril  

Que horas? às 21h 

Onde? Facebook da PUCRS Cultura canal da PUCRS no YouTube


Leia Mais Veja todas