Bate-papo sobre Identidades Negras marca lançamento do livro A terra das coroas, da ediPUCRS

Edição simboliza a estreia de série literária de professora dos cursos de Escrita Criativa e Letras

31/03/2023 - 17h53
A terra das coroas

Yannikson, autor da obra, estará no bate-papo ao lado da ilustradora, Bárbara Luíza Farias, e a da convidada Mayura Matos. / Foto: Bruna Lopes

Identidade, amizade e liberdade: todos esses temas são abordados no livro infantil A terra das coroas, do escritor Yannikson, que será lançado pela ediPUCRS no dia 3 de abril. O evento acontece no auditório do prédio 8, da Escola de Humanidades, das 19h15 às 20h45. A edição, fruto do trabalho de conclusão do curso do autor em Escrita Criativa pela PUCRS, é a primeira da série literária “Narrativas sensíveis e outras histórias”, que conta com a idealização, curadoria e editoria da professora do curso de Escrita Criativa e do curso de Letras da PUCRS, Janaína de Azevedo Baladão. 

A terra das coroas aborda de forma lúdica e criativa o protagonismo negro infantojuvenil. Segundo o escritor, a obra teve como principal motivação a importância de trabalhar exemplos positivos, autênticos e repletos de afeto para as jovens negras. 

“Esta narrativa é uma das formas que encontrei para celebrar a vida e os crescimentos de crianças e adolescentes negras, destacando suas sensibilidades e traçando novos imaginários e protagonismos possíveis, através e a partir do fortalecimento identitário”, explica Yannikson. 

Além do lançamento do projeto e do livro, o evento contará com sessão de autógrafos e um bate-papo sobre identidades negras, com participação do autor, da ilustradora da obra, Bárbara Luiza Farias, e da convidada especial Mayura Matos, mulherista africana, mãe e multiartista que tem voltado sua pesquisa para trabalhos direcionados à autoestima do povo-corpo preto através das artes cênicas. A entrada é gratuita, com inscrições limitadas.  

Adquira o livro no site da ediPUCRS. 

Livro estreia Série “Narrativas sensíveis e outras histórias” 

Bárbara Luíza Farias é responsável pela ilustração da obra. / Foto: Eduardo Osielski 

O lançamento do livro também marca o início da série Narrativas sensíveis e outras histórias. O projeto propõe uma abordagem que não tem medo de escutar seus/suas leitores/as, nem subestima a capacidade das crianças e dos/as adolescentes de entendimento do mundo.  

“A série nasce a partir de um olhar amoroso voltado ao ser humano, que se traduz em um profundo respeito pelo indivíduo, por seus gostos, desgostos, inquietações, vivências e experimentações”, explica a professora Janaína Baladão. 

Conforme a curadora, as publicações refletem a pesquisa e a reflexão geradoras de narrativas sensíveis e questionadoras sobre as relações familiares, representatividade, afetos, envelhecimento, doença, vida e morte. Há também diversas outras temáticas que despertam a sensibilidade, o imaginário e a compaixão, sob o signo da alteridade, da inclusão, da conscientização e da ética. 

Ela salienta que o projeto busca nutrir um diálogo literário, artístico e acadêmico constante, sendo assim amparada por um Conselho Editorial com nomes reconhecidos da crítica e da literatura brasileira, como Jane Tutikian, Tom Farias, Jeferson Tenório, Celso Sisto, Maria Eunice Moreira, Vera Teixeira de Aguiar, Caio Ritter, entre outros. 

Até o final do ano estão previstos mais dois lançamentos, trazendo temas como morte e ansiedade. 

Sinopse da obra 

Tena é uma menina com coroa de bolhas que sente falta da irmã mais velha. Ao conhecer Cinépio, Yuni e Mabel, ela inicia uma colorida aventura em busca da irmã, trilhando um caminho de encantos e descobertas pela Terra das Coroas. Juntas, as crianças percebem que estão ligadas com cada parte desta fantástica terra e que suas coroas podem ser mais poderosas do que imaginam. A terra das coroas é uma história sobre crescimentos e identidades, uma aventura no pluriverso da liberdade, dos sentimentos e da amizade. 

Quem escreveu e ilustrou a jornada de Tena 

Yannikson é escritor, ator e produtor cultural. Natural de Santa Maria e morador de Charqueadas, é pós-graduando em Literatura Brasileira (UFRGS) e graduado em Escrita Criativa (PUCRS). Nos seus caminhos com a escrita se dedica à produção de histórias múltiplas e diversas, o que lhe permite costurar as vivências que possui com a criação literária. A terra das coroas é seu livro de estreia, uma obra criada com esperança nos caminhos que se iluminam a partir dos encontros 

Bárbara Luiza Farias é ilustradora autodidata e há quase 5 anos pinta com aquarela. Também é designer, e graduanda em publicidade pela UFRGS. Suas criações incluem personagens negras, mundos fantásticos, projetos pessoais (humanização de comidas em aquarela). Adora ver séries no seu tempo livre e se exercitar. A terra das coroas é seu livro de estreia como ilustradora, e ela está muito feliz por fazer parte do projeto. 

Serviço 

  • Data: segunda-feira, 3 de abril 
  • Horário: das 19h15 às 20h45 
  • Local: sala 305, auditório do prédio 8 da Escola de Humanidades da PUCRS. 
  • Inscrições: gratuitas, pelo link 

Leia Mais Veja todas