Tecnopuc Talks recebe Steve Blank, referência do empreendedorismo moderno

Professor de Stanford e pesquisador da Columbia University participará do evento gratuito que será transmitido online e em inglês

09/03/2021 - 13h41

Tecnopuc Talks recebe Steve Blank, principal referência internacional do empreendedorismo modernoNesta sexta-feira, 12 de março, às 16h30min, a equipe do Tecnopuc Startups mediará o encontro Uma hora com Steve Blank, uma edição especial da série Tecnopuc Talks. Professor e empreendedor do Vale do Silício, o convidado criou as bases para o Lean Startup (modelo de startups enxutas) e é considerado a principal referência do empreendedorismo moderno no mundo. O evento será transmitido online, em inglês, pela página da PUCRS no Facebook, e é gratuito para o público. Inscreva-se neste link! 

A ideia de convidar Steve veio de estudantes da disciplina de Empreendedorismo Digital nos Negócios, que é focada na transformação do conhecimento científico em desenvolvimento para a sociedade. “Na minha primeira aula, faço uma dinâmica com os alunos e alunas chamada Desafio 24 horas. Cada grupo tem um objetivo que pode ser negociar um produto em chinês em um site internacional, fazer uma pré-venda de algum produto ou orçar uma palestra com pessoas renomadas na sua área de interesse, por exemplo”, explica Rafael Prikladnicki, gestor de Negócios e Relacionamento do Tecnopuc e professor da disciplina. 

Foi a partir desse desafio que os alunos do Programa de Pós-Graduação em Administração da PUCRS (PPGAd), Tadeu de Oliveira Júnior e Anderson Ferreira Caldieraro, contataram a assessoria de Steve e realizaram o convite. “Apesar de parecer uma possibilidade muito distante, para minha surpresa Steve respondeu informando que estaria disposto a participar do evento e que havia gostado muito do tema. Fiquei muito empolgado com o retorno, pois foi a oportunidade de realizar um sonho e, após 28 e-mails trocados, de novembro até janeiro, recebemos a confirmação de Steve”, comemora Tadeu. 

Ele mudou a forma que startups atuam 

Steve Blank é professor em Stanford e pesquisador sênior em Inovação na Columbia University. Considerado a principal referência do empreendedorismo moderno e conhecido por desenvolver a metodologia Customer Development, lançou as bases para o movimento Lean Startup. Também ajudou a mudar a forma como as startups são construídas, como o empreendedorismo é ensinado, como a ciência é comercializada e como as empresas e o governo inovam. 

É autor dos livros The four steps to the epiphany (no Brasil, publicado como Do sonho à realização em 4 passos – Estratégias para criação de empresas de sucesso) e The startup owner’s manual (Startup: manual do empreendedor). Sua matéria de capa da Harvard Business Review de maio de 2013 redefiniu o modo o qual as grandes empresas podem inovar com rapidez.  

Diferentes caminhos para quem busca empreender 

Por meio do Track Startup, a PUCRS oferece oportunidades a quem precisa de suporte para desenvolver uma simples ideia, até quem já tem um negócio pronto para decolar, beneficiando estudantes e toda a comunidade acadêmica:Na Universidade, a trajetória do desenvolvimento de startups e empresas de impacto social está articulada para que iniciativas que surgem em atividades acadêmicas encontrem caminhos para sua exploração e projeção”, destaca Flávia Fiorin, gestora de Operações e Empreendedorismo do Tecnopuc. É o caso da disciplina que deu origem ao encontro: 

Vi o desafio como uma oportunidade. Todo empreendedor deve ter coragem”, conta Tadeu Júnior, mestrando do PPGAd. 

O evento será mediado por Leandro Pompermaier, líder do Tecnopuc Startups, e Rafael Chanin, gestor de Relacionamento do Tecnopuc. Para Leandro, será um importante momento de trocas e crescimento: “conseguiremos levar as considerações que nós temos sobre como criar negócios globais, e questões sobre como podemos validar de forma cada vez mais assertiva as nossas hipóteses para alcançar as respostas que são necessárias para negócios em fase de construção”.