Tecnopuc e Centro de Pesquisa Italiano implantam novo espaço de projetos e pesquisas

A iniciativa conta com operações simultâneas em Trento e Porto Alegre

02/05/2017 - 09h00
Portal Tecnopuc

Foto: Bruno Todeschini – Ascom/PUCRS

Uma parceria entre o Tecnopuc e a Fondazione Bruno Kessler (FBK) originou um novo ambiente de projetos, pesquisa aplicada e tecnologia. O Joint Lab Tecnopuc-FBK é um espaço idealizado para promover a conexão entre empresas, pesquisadores e professores brasileiros e europeus. A atual e recente iniciativa é um dos frutos do programa de internacionalização do Tecnopuc e conta com operações em Porto Alegre e Trento, na Itália. A PUCRS é a principal parceira brasileira da Fondazione Bruno Kessler nesse tipo de iniciativa.

O Joint Lab pode ser dividido em quatro áreas de trabalho: consultoria, ecossistema, educação e mobilidade. A iniciativa visa envolver tanto o ecossistema empresarial e de pesquisa do Tecnopuc, como também da Universidade. As atividades propostas englobam o desenvolvimento e gestão de projetos estratégicos, promoção de ações voltadas à criatividade e co-criação, serviços de consultoria, softlanding para startups brasileiras na Europa e vice-versa, articulação de projetos de Pós-graduação, Mestrado e Doutorado e intercâmbio entre professores, pesquisadores e empreendedores. “É muito importante fazer sinergia com o Tecnopuc como hub de acesso para o Brasil”, destaca Dr. Sandro Battisti, um dos gestores do Joint Lab na Itália.

A gestão do Joint Lab no Brasil é realizada pelo Coordenador de Projetos e Negociação do Tecnopuc, Professor Dr. Eduardo Giugliani, que esteve durante seis meses na Itália, na condição de Professor Visitante, aprofundando o seu conhecimento dos ecossistemas de inovação italianos e trabalhando em novos projetos de pesquisa e tecnologia entre o Tecnopuc e a FBK. Além da implantação do Joint Lab, também foram elaborados e propostos projetos de pesquisa multidisciplinares e concretizada a participação da SmartLife, startup graduada na Incubadora Raiar, em intercâmbio para a Itália e atuação em projetos europeus no campo de ‘Smart Retail’, ‘Social Media’ e ‘Big Data’.

A parceria entre o Tecnopuc e a FBK existe desde 2013, quando foi firmado acordo de cooperação entre as duas instituições, facilitando a inserção de empresas brasileiras em território europeu, assim como a vinda de organizações italianas para o Brasil. Neste ano, a parceria foi ratificada e ampliada dando origem ao Joint Lab. Além da Itália, o Tecnopuc possui acordos bilaterais com ecossistemas de inovação de países como Inglaterra, Alemanha, Estados Unidos, Rússia e China. O Parque Científico e Tecnológico da PUCRS faz parte de redes internacionais que dão acesso a mais de 150 ambientes de inovação ao redor do mundo.

Sobre a FBK

A Fondazione Bruno Kessler é uma das principais Instituições de Pesquisa Aplicada da Itália e também o primeiro Centro de Pesquisa de ICT do País. Localizada na cidade de Trento, junto à área tecnológica da Universidade de Trento, a FBK conta com seis Centros de Pesquisa em duas grandes áreas: uma voltada à Humanidades e outra com foco em Ciência e Tecnologia, onde está estabelecido o Joint Lab. Além do Joint Lab, a FBK mantem ações similares com o Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos e com a Universidade de Gênova, também na Itália. Ao todo são mais de quatrocentos pesquisadores envolvidos e trinta spin-offs e startups atuando na Instituição.