Tecnopuc atua em iniciativas que buscam soluções para o combate ao coronavírus

Com o intuito de desafiar as startups a desenvolver inovações, a maratona Hack for Brazil COVID–19 começa nesta segunda-feira, dia 23 de março

23/03/2020 - 17h36
Criatividade, inovação,Programa StartupRS

Foto: Pixabay

O Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) está atuando em duas iniciativas que desafiam startups a criarem soluções para conter o avanço do coronavírus no Brasil: StartHealth (Startups VS COVID) e Hack for Brazil | COVID–19. De acordo com o Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, Jorge Audy, o Parque está alinhado com as prioridades do Pacto Alegre. “Do Tecnopuc Startups até a comunicação, atuamos no desenvolvimento das duas ações, que envolvem os principais atores do ecossistema de inovação da cidade e do Brasil”, destaca Audy.

Carlos Klein, coordenador do Biohub PUCRS, afirma que não existem precedentes para o atual desafio. “Precisamos mobilizar a comunidade para buscar soluções. É na junção de conhecimento de diferentes áreas que surgem as grandes ideias”, sinaliza Klein. Ele salienta que estas são excelentes oportunidades para engajar pessoas que querem ajudar, mas sozinhas têm uma baixa capacidade de impacto. “São diversas dimensões: (1) Busca de soluções inovadoras de impacto para o combate ao Coronavirus; (2) Engajamento social, criação de uma nova rede de pessoas apoiando a saúde e (3) Sentido e propósito. As pessoas que estão confinadas em casa poderão se envolver em uma atividade de impacto, dando mais sentido ao seu dia-a-dia”, explica o coordenador do Biohub PUCRS.

Ele completa afirmando que “estamos mobilizando a comunidade científica, desenvolvedores, profissionais da saúde, inovadores, empreendedores e demais interessados a colaborarem. Certamente haverá uma aproximação maior da academia e o mercado para a busca de soluções”.

Hack for Brazil | COVID – 19

É o maior Hackathon online do Brasil e busca ideias estruturadas para combater os impactos do COVID-19 na sociedade. A meta é que essa maratona de inovação aberta e colaborativa crie soluções que ajudem o país nesse momento tão delicado. Mais de 20 cidades brasileiras estão participando do projeto. A maratona acontece de 23 a 28 de março e as inscrições podem ser realizadas até às 18 horas desta segunda, dia 23 de março, clicando aqui.

O Tecnopuc atua em parceria com a Grow+. A ação ocorre no âmbito do Health Plus Innovation Center, um espaço de coworking que conecta startups de HealthTech com hospitais, profissionais, empresas e operadoras de saúde.

StartHealth (Startups VS COVID)

Seleção de startups que possuam soluções já desenvolvidas e maduras, e que sejam capazes de ajudar no combate imediato ao COVID – 19. A seleção ocorrerá por meio de desafios para identificar soluções existentes em áreas críticas, como: respirador artificial; monitoramento de grupos de risco; gestão de leitos por dados; gerenciamento do fluxo de dados da pandemia em tempo real. Nesta iniciativa, o Tecnopuc está atuando ao lado da Diretoria de Inovação de Porto Alegre, no âmbito do Pacto Alegre.

O link para participação será divulgado em breve.


Leia Mais Veja todas