Tecnopuc assina acordo inédito para intercâmbio de empresas

Parceria ocorre com Porto Digital e Parque Tecnológico da UFRJ

Por: Redação Ascom

16/12/2016 - 09h35

TecnopucO Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), o Porto Digital, de Recife, e o Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) assinaram, na última semana, um acordo para a criação de um Soft Landing. A parceria, inédita no Brasil, busca proporcionar intercâmbio entre empresas instaladas nos ambientes de inovação dos três parques.

Cada um irá reservar cinco vagas em seus respectivos espaços de coworking para receber as empresas. No total, 15 companhias poderão experimentar esses ambientes de inovação. A expectativa é de que as empresas estejam instaladas nesses espaços entre março e maio de 2017.

Para o diretor do Tecnopuc, Rafael Prikladnicki, o Brasil é um País de dimensões continentais e é natural enxergar na estratégia de desenvolvimento de negócios a expansão das empresas dentro do território nacional. “Viabilizar essa transação por meio dos ecossistemas de inovação pode acelerar e qualificar o processo, uma vez que esses locais estão preparados para apoiar a chegada dessas companhias em cada região”, observa Prikladnicki. Ele acrescenta que o programa é importante para fortalecer os ecossistemas de inovação e suas empresas residentes. “Minha expectativa é de que, no futuro, outros ecossistemas se juntem a essa iniciativa, ampliando ainda mais o potencial de colaboração”, diz.

O Diretor do Parque Tecnológico da UFRJ, José Carlos Pinto, lembra que a criação desse convênio fortalecerá a interação entre as empresas e demais ambientes de inovação, tecnologia e pesquisa no Brasil e em outros países. Para Francisco Saboya, diretor do Porto Digital, os Parques Tecnológicos são mecanismos de desenvolvimento econômico modernos, que concentram empresas de alto potencial inovador e grande relevância para o futuro do País. “Estamos buscando, por meio desse acordo de cooperação, oferecer o que cada Parque tem de melhor para ampliar as possibilidades de negócio dessas empresas”, completa.

Tecnopuc

O Tecnopuc, recém-eleito o melhor Parque Científico e Tecnológico do Brasil pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), estimula a pesquisa e a inovação por meio de uma ação simultânea entre academia, instituições privadas e governo. Empresas de diferentes portes, entidades e centros de pesquisa da própria Instituição estão sediados nos dois locais: em Porto Alegre e em Viamão, ambos no Estado do Rio Grande do Sul. Atualmente, o Tecnopuc abriga 120 organizações, somando mais de 6,5 mil postos de trabalho.

Parque Tecnológico da UFRJ

O Parque Tecnológico da UFRJ foi inaugurado em 2003 e está situado no campus da UFRJ, na Ilha da Cidade Universitária. No local estão instalados centros de pesquisas de 14 grandes empresas, 9 pequenas e médias, além de 7 laboratórios e centros de pesquisa. No Parque, está instalada também a Incubadora de empresas da Coppe, que, atualmente, abriga 26 startups.

Porto Digital

O Porto Digital abriga hoje 250 empresas e instituições dos setores de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Economia Criativa (EC). O parque conta com duas incubadoras de empresas, duas aceleradoras de negócios, dois institutos de pesquisa e organizações de serviços associados, além de diversas representações governamentais.