Tecnopuc adota novo modelo de gestão

Áreas de gestão de Operações & Empreendedorismo e gestão de Relacionamento & Negócios tornam a estrutura ainda mais orgânica

06/10/2020 - 13h59
tecnopuc

Foto: Divulgação

A Superintendência de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS (SID) tem sob sua responsabilidade a gestão do Tecnopuc, que tem como missão ser um ecossistema de inovação, vetor de transformação da Universidade e da sociedade. Para aperfeiçoar o modelo de gestão em rede e reduzir os níveis hierárquicos de atuação do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), a gestão do Parque passou a atuar, desde o dia 1º de outubro de 2020, com duas áreas: a de Operações & Empreendedorismo, sob a liderança de Flávia Fiorin, e a de Relacionamento & Negócios, sob a liderança de Rafael Prikladnicki. A atualização está no contexto do planejamento estratégico iniciado em 2017 pela SID. O movimento projeta que, em 2033, o Tecnopuc alcance o reconhecimento de ser um ambiente global de negócios inovadores, gerador de soluções sustentáveis para a Universidade, as pessoas e as organizações.

A evolução do modelo reforça a atuação Light and Fast da equipe do Parque, ao reduzir os níveis hierárquicos – que antes eram três: Superintendente, Diretor e Executiva -, e que agora serão somente dois: Superintendente e dois Supervisores de áreas. O movimento acompanha as mudanças vivenciadas em diversas organizações que adotam os modelos em rede, reduzindo ao máximo os níveis hierárquicos. Para isso, a atuação do Parque torna-se, progressivamente, mais orgânica e em rede, proporcionando mais espaço para a criatividade e a inovação encontrarem novos caminhos de forma leve e ágil.

A Superintendência de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS (SID) e a Superintendência do Tecnopuc segue tendo como Superintendente Jorge Luis Nicolas Audy.

Abaixo, as responsabilidades das novas áreas do Tecnopuc:

Operações & Empreendedorismo do Tecnopuc

Flávia Fiorin, gestora de Operações e Empreendedorismo do Parque, será responsável pela liderança da equipe do Tecnopuc, da Rede Inovapucrs, da supervisão e atuação interna na área acadêmica da PUCRS, com a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) e Pró-Reitoria de Extensão (Proex). Além disso, a área tem como atribuição os projetos envolvendo as áreas de inovação e empreendedorismo da Universidade e as ações da Pró-Reitoria de Administração e Finanças (Proaf), nas questões referentes à obras e arquitetura. A área de Operações ainda será responsável pela participação nas reuniões com as Pró-Reitorias Acadêmicas e a Reitoria, quando estiverem relacionadas com as áreas de inovação e empreendedorismo. Também é atributo da área a gestão de projetos de inovação e empreendedorismo.

Relacionamento & Negócios do Tecnopuc

Rafael Prikladnicki, gestor de Relacionamento e Negócios do Parque, tem como atribuições os relacionamentos externos, tanto com parceiros públicos quanto privados, a captação de novos projetos, o desenvolvimento de novos negócios e prospecção de novos parceiros (como empresas públicas e privadas) e as representações em entidades externas da área de inovação, em nível nacional e internacional, visando a atração de novas parcerias. A área fica responsável ainda pela liderança das ações referentes a questões financeiras com a Pró-Reitoria de Administração e Finanças (Proaf), além da participação nas reuniões com a Proaf e Reitoria relacionadas a políticas financeiras de atração de novos parceiros e projetos e negociações com os parceiros existentes. Por fim, a área também tem como responsabilidade a gestão de projetos de inovação e empreendedorismo.

Mais sobre o modelo Light and Fast

O modelo é inspirado na obra de Patrick Hollingworth, Light and Fast Organization. O autor traz a perspectiva de que é preciso abandonar a necessidade de estruturas rígidas de comando e controle, implementando modelo de gestão baseados em redes e que estimulem a criatividade e a inovação, respondendo de forma leve e rápida às mudanças constantes e turbulentas no mundo dos negócios. Assim, a criatividade e a inovação encontram novos caminhos, mais leves e ágeis, para lidar com a complexidade, a incerteza, a volatilidade e a ambiguidade do mundo atual.