Tecna promove atividades junto ao setor criativo

Cursos de pilotagem de drones e de atuação ocorrem nos meses de junho e julho

07/06/2017 - 09h52
Novo estúdio do Tecna

Foto: Bruno Todeschini – Ascom/PUCRS

O Tecna – Centro Tecnológico Audiovisual do Rio Grande do Sul, inaugurado no mês de abril, está promovendo diversas atividades junto ao setor criativo. Dentre elas estão dois cursos de extensão inéditos – que pretendem capacitar nas áreas de capturas de imagem com drones e de atuação para cinema – e uma parceria com o curso superior de tecnologia em Produção Audiovisual da PUCRS que concederá apoio a alunos na gravação de um curta-metragem.

Cursos de extensão

Drones – pilotagem e captura de imagem

Drone

Foto: Gianluca Primon / Unsplash

De 22 a 24 de junho ocorre o curso presencial de extensão Drones: Pilotagem e captura de imagem. Com o objetivo de capacitar no uso de Drones e na produção de imagens aéreas de qualidade, ele se divide em três etapas: Como voar, como filmar e Voando e capturando imagens na prática. As aulas são ministradas pelo engenheiro eletrônico Luiz Gerbase, sob a coordenação da professora Aletéia Selonk, coordenadora do Tecna. Interessados podem se inscrever através deste link até o dia 22 de junho. Mais informações, como a programação, os locais das aulas e as taxas de inscrição, estão disponíveis aqui.

Laboratório de atuação para cinema

De 10 a 15 de julho é a vez do curso presencial de extensão Laboratório de atuação para cinema. Com o objetivo de promover o entendimento e o desenvolvimento da atuação cinematográfica, as aulas são ministradas pela atriz, diretora e preparadora de elenco para cinema Vanise Carneiro, sob a coordenação da professora da Famecos Aletéia Selonk. As aulas ocorrem no auditório Talento Empreendedor do Tecnopuc. Interessados podem se inscrever através deste link até o dia 9 de julho. Mais informações, como a programação completa e as taxas de inscrições, podem ser conferidas aqui.

Curta-metragem

Uma parceria entre o Teccine – Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual da PUCRS e o Tecna dará a um grupo de alunos apoio para a gravação de um curta-metragem. Até o dia 19 de junho, estudantes regularmente matriculados no curso de Produção Audiovisual da PUCRS poderão apresentar projetos de curta-metragens de até 15 minutos de duração. Uma das propostas será selecionada e receberá equipamentos de captação de vídeo e áudio, ilhas de edição e supervisão de um professor. O Tecna disponibilizará o Estúdio A para uma diária de gravação. Os filmes serão produzidos entre os dias 24 e 28 de julho. Interessados podem obter mais informações na secretaria da Famecos.

Visitas

Além de visitas feitas por alunos e empresários ao Estúdio A, o espaço recebeu, em maio, representantes da Fondazione Bruno Kessler (FBK), uma das principais instituições de pesquisa aplicada da Itália. No dia 15 de maio, foram gravadas as primeiras cenas no local: o estúdio foi palco de um curta-metragem, dirigido por Tatiana Nequete, que teve o físico italiano Carlo Rovelli como entrevistado. A agenda de locações do Tecna vem recebendo várias produções locais. Dentre os próximos projetos que utilizarão o espaço estão uma publicidade e um curta-metragem universitário.

Locações

O Estúdio A é uma infraestrutura moderna de 300m² de área. É a única estrutura desse porte na região sul do Brasil. Acadêmicos e empresários interessados em utilizar o espaço ou em agendar uma visita para conhecê-lo podem entrar em contato com a equipe do Tecna através do fone (51) 3320-7114 ou do e-mail [email protected]. Novos espaços têm inauguração prevista para 2018.