Teatro, cinema, literatura e música na agenda cultural de agosto

Programação diversificada inclui atrações na Rua da Cultura e no Theatro São Pedro

31/07/2018 - 10h07
Oigalê, Circo de Horrores e Maravilhas

Cooperativa de Artistas Teatrais Oigalê/Foto: Divulgação

No mês de agosto, a PUCRS promove uma intensa programação cultural, com atrações em diversas formas de manifestação artística. Teatro, exibição de filmes e documentários, lançamento de livro, recitais e música popular preenchem a agenda de atividades gratuitas e abertas ao público entre os dias 7 e 31 de agosto. As exibições acontecem, no Campus, em espaços como a Rua da Cultura, a Biblioteca Central Ir. José Otão e a Igreja Universitária Cristo Mestre. Também haverá uma atração no Multipalco Theatro São Pedro. Todos os eventos têm entrada franca, mas as senhas e as vagas são limitadas em alguns deles. Confira abaixo o calendário completo.

7 DE AGOSTO – TERÇA-FEIRA

Cine Clube | Filme Terra em Transe (1967)

Terra em Transe

Terra em Transe/Foto: Reprodução

O Cine Clube, iniciativa do Instituto de Cultura da PUCRS e da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, promove a cultura audiovisual na comunidade universitária com sessões de reprodução de um filme seguidas de debate com convidados. Nesta edição, será exibido o filme Terra em Transe (1967), de Glauber Rocha. Os debatedores serão Alexandre Guilhão, mestrando em História pela PUCRS, e o professor Norman Madarasz, dos Programas de Pós-Graduação em Filosofia e em Letras.

Horário: 17h
Local: Auditório do prédio 7 (2º andar)
Entrada: gratuita e aberta ao público, limitada à capacidade do local

Circo de Horrores e Maravilhas na Rua da Cultura

Concebida pela Cooperativa de Artistas Teatrais – Oigalê, a peça faz uma crítica aos circos do século passado, que exibiam pessoas “diferentes” como objetos de diversão. O espetáculo reflete sobre a exclusão de uma forma divertida e poética. A barbada, a gigante, as siamesas, são algumas das atrações dos antigos circos que descortinam suas histórias. Na peça, essas mulheres evidenciam a superação de dificuldades frequentemente vividas por aqueles que não se enquadram nos padrões de normalidade impostos pela sociedade.

Horário: das 18h30min às 19h30min
Local: Rua da Cultura
Entrada: gratuita e aberta ao público

8 DE AGOSTO – TERÇA-FEIRA

Intervenção Artística na Rua da Cultura

O Instituto de Cultura prepara um evento especial e completamente inédito para a comunidade no mês de volta às aulas. Reserve esse dia e horário na sua agenda.

Horário: 18h30min
Local: Rua da Cultura
Entrada: gratuita e aberta ao público

16 DE AGOSTO – QUINTA-FEIRA 

Bandinha Di Da Dó

Bandinha Di Da Dó / Foto: Divulgação

It’s a Clown Music! | Show com a Bandinha Di Da Dó

A performance da porto-alegrense Bandinha Di Dá Dó é feita pelos palhaços Cotoco, Teimoso Teimosia, Invisível e Zé Docinho, que têm um repertório de composições próprias inspiradas na música cigana, na world music e no rock’n’roll. O disco It’s a Clown Music foi indicado para o Prêmio Açorianos 2013 como Melhor Álbum Pop, Melhor Instrumentalista (Mauro Bruzza) e Melhor Capa de Design Gráfico. Além disso, para seu lançamento, a banda viajou pelo Brasil e Europa se apresentando em shows, festivais, praças e bares.

Horário: das 18h30min às 19h30min
Local: Rua da Cultura
Entrada: gratuita e aberta ao público

13 DE AGOSTO – SEGUNDA-FEIRA

Sarau Voador – Literatura e Improvisos Transcriados

Versátil e itinerante, o Sarau Voador reúne diferentes manifestações artísticas – literatura, música, teatro, dança, circo, artes visuais – em um encontro marcado pela liberdade criativa, pelo compartilhamento e pela transposição de linguagens. Nesta primeira edição na PUCRS, a atriz Deborah Finocchiaro e o jornalista Roger Lerina recebem Daniel Machado, Carlos Ferreira e Grupo Batukatu.

Horário: 18h
Local: Rua da Cultura
Entrada: gratuita e aberta ao público

15 DE AGOSTO – QUARTA-FEIRA

PUCRS Recitais | Acordeon de Concerto (Quinteto Persch)

Com foco na música de concerto, o Quinteto Persch traz a sonoridade do acordeon para o PUCRS Recitais neste mês de agosto. Colecionador de prêmios, registros fonográficos e com intensa agenda de concertos, o quinteto já atuou em parceria com orquestras e em diferentes eventos de música erudita, consolidando-se como um dos grupos mais atuantes da música de câmara do sul do Brasil.

Horário: das 19h30min às 20h30min
Local: Igreja Universitária Cristo Mestre
Entrada: gratuita e aberta ao público, limitada à capacidade do local

17 DE AGOSTO – SEXTA-FEIRA

A mulher como ênfase na literatura de Eliane Potiguara

A professora, escritora, ativista e empreendedora Eliane Potiguara vem à PUCRS com seu projeto que valoriza a mulher indígena como símbolo de resistência política, mas também como sabedoria ancestral.  Para a mediação, o diálogo conta com a presença da professora Ana Liberato Tettamanzy, coordenadora de trabalhos de pesquisa sobre o povo indígena e docente colaboradora da Ação Saberes Indígenas na Escola, da UFRGS, e de Julie Dorrico, descendente do povo Macuxi (RR) e doutoranda em Teoria da Literatura no Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS. A atividade é válida como horas complementares para estudantes da Universidade, mas os interessados devem consultar a secretaria de seus cursos.

Horário: das 14h às 15h
Local: Delfos – Espaço de Documentação e Memória Cultural – 7º andar da Biblioteca Central Ir. José Otão
Entrada: gratuita e aberta ao público, limitada à capacidade do local

Exibição do documentário Minha Avó era Palhaço

Documentário Minha Avó era Palhaço

Foto: Divulgação

O documentário Minha Avó era Palhaço inaugura a parceria da PUCRS com o Theatro São Pedro – Multipalco. A exibição terá a presença de Mariana e Daise Gabriel, neta e filha da palhaço biografada. Após a sessão, ambas participarão de um bate-papo sobre as diversas questões abordadas no filme. Com duração de 52 minutos, a obra é resultado de entrevistas, consultas no acervo do Centro de Memória do Circo, leituras de teses nacionais e internacionais, sites variados e bibliografia de temas relevantes.

Horário: 19h
Local: Multipalco Theatro São Pedro – Sala da Música
Entrada: gratuita e aberta ao público, limitada à capacidade do local. A distribuição de senhas começa no dia 3 de agosto, na bilheteria do Teatro.

21 DE AGOSTO – TERÇA-FEIRA

Cine Clube | Democracia em Preto e Branco (2014)

Nesta edição do Cine Clube será exibido o filme Democracia em Preto e Branco (2014), de  Pedro Asbeg. Os debatedores serão Juremir Machado da Silva, professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUCRS e o mestrando Leonardo Fetter, do Programa de Pós-Graduação em História da Escola de Humanidades.

Horário: 17h
Local: Auditório do prédio 7 (2º andar)
Entrada: gratuita e aberta ao público, limitada à capacidade do local

PUCRS Piano | Bibiana Petek e Lucas Brunnet

A 4ª edição do Projeto PUCRS Piano traz ao Campus os musicistas Bibiana Petek nos vocais e Lucas Brunnet no piano de cauda Chickering & Sons para um pocket show na Escola Politécnica. O repertório apresenta músicas autorais de Bibiana e clássicos da Música Popular Brasileira que incluem grandes obras de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, Chico Buarque, Tim Maia e Gilberto Gil.

Horário: das 18h30min às 19h30min
Local: Saguão do prédio 30 – Escola Politécnica
Entrada: gratuita e aberta ao público

22, 23 E 24 DE AGOSTO – QUARTA, QUINTA E SEXTA-FEIRA

Lançamento do livro Dora Sem Véu, de Ronaldo Correia de Brito

ronaldo correia de brito,delfos

Ronaldo Correia de Brito/Foto: Divulgação

O escritor cearense Ronaldo Correia de Brito vem a Porto Alegre para uma série de palestras sobre escrita criativa e o lançamento de seu mais novo livro Dora Sem Véu, com a mediação do professor da PUCRS e escritor Altair Martins. No primeiro dia, Ronaldo abre a noite com um bate-papo sobre A arqueologia do romance Dora Sem Véu e, na sequência, faz uma sessão de autógrafos de seu último romance. No segundo, a conversa gira em torno das Tramas do falar ao escrever. E, no último dia, a pergunta que norteia a discussão é O conto possui tamanho?

Horário: a partir das 19h30min
Local: Delfos – Espaço de Documentação e Memória Cultural – 7º andar da Biblioteca Central Ir. José Otão
Entrada: gratuita e aberta ao público, limitada à capacidade do local.

27 DE AGOSTO – SEGUNDA-FEIRA

Arejando o Cânone: Sor Juana Inés de la Cruz: la monja gitana

Arejando o Cânone é um ciclo de palestras ministradas por escritores, tradutores e professores sobre obras poéticas fundamentais da literatura mundial. Além de apresentarem a importância histórica dos autores, os palestrantes leem e comentam poemas, apontam questões e curiosidades de tradução, falam sobre a própria relação com as obras escolhidas e mostram a relevância de lê-las no século 21. Arejar o cânone significa retornar às obras imortais, entendendo não só o que dizem sobre o tempo e o lugar em que foram produzidas, mas também aquilo que podem dizer sobre o aqui e o agora – ou seja, arejar o cânone é permitirmo-nos ser arejados por ele. Na primeira edição do segundo semestre, a convidada é Karina Lucena, professora de literatura hispano-americana da UFRGS. Ela comentará a obra de sor Juana Inés de la Cruz, um dos expoentes da poesia em língua espanhola no século 17, considerado o Século de Ouro Espanhol.

Horário: 18h
Local: Delfos – Espaço de Documentação e Memória Cultural – 7º andar da Biblioteca Central Ir. José Otão
Entrada: gratuita e aberta ao público, mediante inscrições prévias em http://bit.ly/SorJuanaInesdeLaCruz

30 E 31 DE AGOSTO – QUINTA E SEXTA-FEIRA

Cinco Princípios Essenciais da Escrita Criativa com Noemi Jaffe

A escritora Noemi Jaffe, natural de São Paulo, estará na PUCRS para um bate-papo literário sobre Escrita Criativa. Doutora em literatura brasileira pela Universidade de São Paulo e crítica literária, é autora de A verdadeira história do alfabeto, vencedor do prêmio Brasília de Literatura, e O que os cegos estão sonhando?, entre outros.

Horários:
30 de agosto das 14h às 18h
31 de agosto das 10h às 12h e das 14h às 18h
Local: Delfos – Espaço de Documentação e Memória Cultural – 7º andar da Biblioteca Central Ir. José Otão
Entrada: gratuita e aberta ao público, mediante inscrições prévias, a partir de 1º/08/2018, pelo e-mail [email protected]. As vagas são limitadas.

 


Leia Mais Veja todas