Talentos em Ação: evento aproxima jovens do mercado de trabalho de forma dinâmica

Estudantes de todas as instituições podem se inscrever gratuitamente para a iniciativa que acontece no dia 19 de outubro na PUCRS

12/09/2022 - 16h50

Buscando ampliar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho, a segunda edição do Talentos em Ação, promovido pelo PUCRS Carreiras, acontece no dia 19 de outubro de forma presencial no Campus. O evento é totalmente gratuito e está com inscrições abertas para estudantes de todos os cursos do ensino técnico, graduação e pós-graduação de todas as instituições de ensino. Também podem participar profissionais formados/as há até dois anos. As inscrições podem ser realizadas até 7 de outubro, pelo site.

A proposta do evento é promover uma atividade integradora em que participantes apresentam seus potenciais para empresas. Entre as novidades deste ano, está a realização de um jogo que mistura elementos digitais e analógicos com talentos e empresas jogando junto.

O Talentos em Ação também contará com uma Feira de Oportunidades para que os/as participantes possam conhecer melhor as oportunidades disponíveis nas 15 empresas presentes no evento.

Conheça as etapas do evento

Pré-seleção: serão realizadas dinâmicas com todos/as os/as inscritos/as, e destes, 112 serão selecionados, a partir de suas soft-skills, para o dia da seleção. A atividade é conduzida pelo PUCRS Carreiras e não contará com a participação das empresas.

Pitch: é uma breve apresentação com objetivo de despertar das empresas pelos candidatos. Deve conter apenas as informações essenciais e diferenciadas, podendo ser apresentadas das mais variadas formas. Aqui a criatividade é essencial!

Jogo: acontece no formato de gamificação com a participação de empresas. Juntos devem encontrar a solução para o problema em questão. Além de jogaram junto, as empresas também estarão observando como os participantes se desenvolvem em equipe.

talentos em ação, pucrs carreiras

Participantes realizaram pitchs na primeira edição do Talentos em Ação / Foto: Camila Cunha

Networking: uma grande oportunidade de troca entre participantes e empresas é na Feira de Oportunidades. Esse é o momento de deixar o currículo, de compartilhar informações e se conectar.

Mercado de Trabalho: O objetivo do Talentos é que ocorra a contratação dos participantes pela empresa. Não garantimos que isso acontecerá, mas é uma grande possibilidade, afinal, o participante estará sendo visto por empresas de diferentes áreas e estará diante de várias oportunidades.

Graduação aproxima do mercado

E falando em oportunidade, sabemos que muitas empresas solicitam o diploma universitário no momento da contratação. Além de ser uma validação da formação acadêmica, o diploma representa a qualificação profissional que as empresas desejam.

Dessa forma, ingressar em uma graduação deve ser visto como uma grande oportunidade experimentar diferentes desafios que contribuem para a construção da carreira, como estágios, voluntariados, iniciação científica, mobilidade acadêmica e demais atividades a Universidade oferece. Todas as experiências do currículo são levadas em conta no momento da contração.