SXSW EDU: representantes da PUCRS visitam dois ícones da tecnologia em Austin 

Comitiva da Universidade e do Governo do estado estiveram no IC2 e na Dell 

14/03/2022 - 11h00

Foto: arquivo pessoal

No último dia da missão à Austin, após o encerramento do SXSW EDU, a comitiva da PUCRS se reuniu, com a chegada do professor da Escola Politécnica Leandro Pompermaier, gestor de Relacionamento do Parque Cienctífico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), que participou de toda a missão liderada pelo governador Eduardo Leite representando o Tecnopuc. Também chegou à Austin, junto com a missão governamental, o empreendedor Jose Renato Hopf, Diretor da 4All e principal articulador da realização do South Summit em porto Alegre, cujas empresas estão instadas no Parque da PUCRS. 

A manhã do último dia foi marcada pela reunião no IC2 da Universidade do Texas (UT). O IC2 é uma referência entre os ecossistemas de inovação do mundo, conhecido principalmente pela empresa Dell, que surge a partir da relação do Michel Dell, aluno da UT e o IC2, ainda na década de 1980. Nesta reunião, com participação do reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira; do superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e do Tecnopuc, professor Jorge Audy; Luiz Carlos Pinto; do secretário de Inovação de Porto Alegre, Rafael Prikladnicki; do assessor da SID (Superintendência de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS), em pós-doutorado na Universidade da Califórnia em Irvine, Salvador Gulllo, empreendedor da startup Safety4Me do ecossistema de inovação do Tecnopuc e com operação em São Diego na Califórnia. Estiveram presentes o diretor do IC2, Gregory Pogue, e o professor Bruce Kellison. Na ocasião foram estabelecidas as bases de uma parceria estratégica entre o IC2 e o Tecnopuc e o professor Gregory confirmou sua participação South Summit. 

Comitiva conheceu áreas prioritárias da Dell 

Foto: arquivo pessoal

No turno da tarde, os representantes visitaram a Dell em Round Rock e foram recebidos pelo diretor da Dell em Eldorado do Sul, Alberto Chemale, alumni da PUCRS, e diversos membros da Dell, como o diretor para a América Latina, a CTO Global da empresa sediada em Round Rock e o diretor da Dell LATAM (Latino América). Esta reunião, liderada por Eduardo Leite, contou com a participação de 10 pessoas convidadas pela Dell, incluindo os reitores da PUCRS (Ir. Evilázio Teixeira) e Unisinos (Sérgio Mariucci), o deputado Frederico Antunes, os secretários de Estado de Inovação, Alsones Balestrin; e de Gestão e Planejamento, Claudio Gastal; e os secretários municipais de Inovação, Luiz Carlos Pinto; e de Relações Internacionais, Ricardo Sonderman; além do empresário José Renato Hopf, da 4All e South Summit Brasil. 

Durante a reunião a Dell apresentou à delegação suas áreas prioritárias atuais e visão de futuro na área de tecnologia. O governador apresentou as potencialidades e ambiente de negócios no estado do Rio Grande do Sul e o empresário José Renato Hopf apresentou o South Summit, que acontecerá no mês de maio em Porto Alegre. Foram lembradas também pelo diretor para a América Latina da Dell, Steve Crawley, Alberto Chemale, diretor da Dell em Eldorado, e Jorge Audy, superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, as negociações para a ida da Dell para o Tecnopuc em Porto Alegre no início dos anos 2000. 

Steve Crawley recordou que aquela operação começou com 20 funcionário da Dell no Tecnopuc, onde ficaram por mais de 15 anos, e hoje possuem mais de 1.400 funcionários na sede da empresa em Eldorado do Sul. Também foi interessante a constatação que o espaço que a Dell ocupou no Tecnopuc por muitos anos hoje sedia as nove startups e as operações da 4All, que tem sua origem no primeiro unicórnio do sul do país, Getnet, hoje Santander, também localizadas no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS. 

Os gestores seniors da Dell demonstraram satisfação e motivação para continuarem investindo no Rio Grande do Sul, seja pelo alto níveis dos profissionais formados na Universidades gaúchas, seja pelos indicadores positivos nas áreas de segurança e bem-estar social no estado. O governador apresentou uma visão muito positiva do RS e das ações desenvolvidas nos últimos anos, com destaque para a perspectiva de qualificação do ensino tecnológico no ensino púbico gaúcho. 

Missão liderada pelo governador passou por outras cidades 

Com relação à missão liderada pelo governador do RS nos Estados Unidos, o professor Leandro Pompermaier participou integralmente da comitiva, que passou por Nova Iorque, Washington e Austin e culminou com a palestra de Eduardo Leite no SXSW 2022. As reuniões se iniciaram por Nova Iorque com ênfase no relacionamento institucional e de inovação, onde foram visitados três locais que desenvolvem ações ligadas ao empreendedorismo, à inovação, conhecimento de grandes empresas, como o BioLabs da NYU Langone, que é uma incubadora de empresas da área de biotecnologia que fornece espaço, equipamentos de pesquisa, suporte comercial e um programa de aceleração de startups que ajuda os empreendedores a alcançar os objetivos de forma mais rápida e eficiente. 

Uma segunda visita foi no escritório do SOSA na cidade de Nova Iorque. SOSA é uma organização israelense que trabalha com programas de inovação aberta para grandes organizações, conectando e resolvendo desafios de negócio mais complexos com tecnologias criadas por startups e spin offs de todo o mundo. E por último, os representantes visitaram o NewLab no bairro do Brooklyn, local revitalizado onde há uma estrutura que permite que engenheiros, inventores e empreendedores possam criar soluções de alto impacto para a sociedade. 

Leandro Pompermaier destaca que “o que chama atenção destes três locais visitados em Nova Iorque é o fato que todos eles trabalham com empreendedores com forte base de conhecimento e formação e com desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias. Por exemplo, no NewLab 70% dos fundadores possuem doutorado”. 

Após Nova Iorque a delegação foi para Washington DC para participar de agendas com o BID, embaixada brasileira, George Washington University e Amazon Web Services. Nas principais agendas as discussões foram como o estado do RS está se preparando para desenvolver políticas de desenvolvimento e inovação. Na Universidade de George Washington foi visitada a Elliot School of International Affairs da Universiadde e o Institute for International Science and Technology Police 

Possibilidades renovadas para o futuro 

O BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) tem interesse em políticas que permitam o desenvolvimento de talentos e tecnologia social e isto se alinha ao encontro que aconteceu na nova sede da Amazon, onde a empresa se colocou à disposição do governo para ajudar em três frentes: desenvolvimento de talentos no ensino público, políticas de inovação e participação efetiva no South Summit em Porto Alegre. Foi encaminhada uma parceria do Governo com a AWS. 

Leandro Pompermaier destaca que “participar dessa missão, que envolve agenda política e agenda de inovação, se mostrou estratégica para o trabalho que o Tecnopuc vem fazendo ao longo dos anos e reforça as ações relacionadas aos nossos projetos estratégicos institucionais, principalmente o Tecnopuc Anywhere. Estar próximo das discussões das políticas de governo e estreitar relacionamento com empresas globais que nos ajudarão a alcançar nossos objetivos é algo essencial para o resultado desta missão”. 

No sábado ocorreu a palestra do governador no SXSW 2022 com a participação da comitiva que acompanhou Eduardo Leite na missão nos Estados Unidos. Os temas centrais abordados pelo governador foram os temas da inovação, a sustentabilidade e a diversidade, abordando exemplos como a situação e ações do Estado do RS neste temas e questões como as mudanças climáticas, a importância da ESG nas políticas públicas e a inclusão.


Leia Mais Veja todas