Startup Garagem abre inscrições para ideias e projetos inovadores

Processo segue até 3 de julho

Por: Camila Dilélio / Incubadora Raiar

18/05/2016 - 10h13
Fachada da Incubadora Raiar

Foto: Bruno Todeschini – Ascom/PUCRS

Quer empreender, mas ainda não sabe por onde começar? Estão abertas, até 3 de julho, as inscrições para a 3ª edição do Startup Garagem – Programa de Modelagem de Negócios da Incubadora de Empresas Raiar. Gratuito, o programa é um espaço para transformar ideias ou projetos inovadores e de base tecnológica em modelos de negócio. Tem duração de três meses, com dois encontros semanais, e contará com a orientação de convidados especiais da Raiar para tratar de temas como o perfil empreendedor, a proteção tecnológica e a modelagem de negócios. Inscrições por meio do site j.mp/startupgaragem2016.

Como funciona

Ao todo, 20 projetos serão selecionados, sendo 10 para frequentar os encontros no turno da manhã (terças e quintas-feiras, das 9h às 11h30min); e 10 no turno da tarde (quartas e sextas-feiras, das 14h às 16h30min). O turno escolhido deve ser informado no ato da inscrição. As equipes devem ser formadas por no mínimo dois e no máximo quatro integrantes. Um deles precisa ter vínculo com a Universidade (aluno, professor ou técnico administrativo). Na seleção, será observada a clareza na exposição das ideias, a inovação e a base tecnológica apresentada. O começo dos encontros será em 19 de julho, no turno da tarde, para todos os participantes.

Ao final do programa, todos os empreendedores apresentarão seus modelos de negócio em um Pitch Day, a exemplo de apresentações a investidores. Os três melhores projetos poderão utilizar os espaços da Raiar por mais três meses, usufruindo do ambiente de inovação construído pela Incubadora.

Investimento e contrapartida

São oferecidos cursos, palestras, workshops e networking com outros empresários, além de espaço físico compartilhado, salas equipadas com mesas, cadeiras, computadores e acesso à internet. O foco é o investimento no empreendedor e na elaboração de modelos de negócio com potencial de mercado. Não há custos financeiros para os participantes. Como contrapartida, o empreendedor deve comparecer a, no mínimo, seis encontros mensais, participar dos cursos e palestras que visam ao modelo de negócio, elaborar e apresentar modelos.