Startup do Tecnopuc representa o Brasil em evento internacional

Desenvolvido no ecossistema de inovação da PUCRS, aplicativo Thummi contribui remotamente para o tratamento de pacientes com câncer

24/05/2022 - 18h14
aplicativo thummi, tratamento do câncer, tecnopuc

Foto: Divulgação

A Thummi, startup que integra o ecossistema do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), irá representar o Brasil no SelectUSA Investment Summit. O evento, que acontece em julho, é liderado pelo Departamento de Comércio dos Estados Unidos e tem como foco facilitar a criação de empregos e desenvolvimento econômico do país. Na ocasião, a empresa irá apresentar o aplicativo Thummi, desenvolvido para contribuir com o tratamento de pacientes com câncer.  

A plataforma de monitoramento remoto surgiu a partir do interesse de médicos oncologistas em utilizar informações do cotidiano dos pacientes em soluções mais eficazes, oferecendo aos profissionais, clínicas e hospitais o acesso a dados em tempo real. Com isso, foi desenvolvido um algoritmo médico especializado para um acompanhamento mais profundo dos casos, compreendendo suas especificidades e proporcionando maior assertividade no atendimento e segurança para a condução de cada protocolo. 

De acordo com Alessandra Morelle, CEO da startup e alumna da Escola de Medicina da PUCRS, a participação da Thummi no SelectUsa é resultado da vitória na competição de startups, promovida pelo consulado americano no Brasil, que recebeu inscrições de mais de cem startups de todo país. “É uma grande honra representar o Brasil em um evento internacional que conecta o ecossistema dos Estados Unidos e ainda ter a oportunidade de receber investimentos para melhorar nossa solução”, ressalta  

O líder do Tecnopuc Startups, Rafael Chanin, afirma ser gratificante acompanhar o impacto das startups não só no ecossistema local, mas também no cenário global.

“A Thummi faz um trabalho espetacular dentro de um contexto muito sensível, o apoio a pacientes com câncer. Ficamos muito felizes em saber que a startup venceu mais este desafio e está gerando um impacto muito significativo na sociedade”, destaca.

Como funciona o Thummi 

O aplicativo aposta em uma interface simples e intuitiva, garantindo conforto e tranquilidade ao paciente. O funcionamento segue o passo a passo:  

  • O paciente reporta o que está sentindo por meio do aplicativo e o algoritmo informa sobre o risco de que algo mais grave possa estar ocorrendo. Cada efeito adverso comunicado é avaliado e o paciente é notificado sobre quais cuidados tomar e se há necessidade de procurar atendimento médico ou emergência; 
  • A plataforma permite fazer o monitoramento do paciente e com isso dar maior conforto a ele e, em simultâneo, mais assertividade ao tratamento. Por meio do app, é possível registrar desde sintomas físicos até humor e a listagem de medicamentos;  
  • O app se baseia no conceito de monitoramento remoto, onde o paciente recebe acompanhamento de onde ele estiver.  

Alessandra também destaca propósito do aplicativo e comenta que a ferramenta busca resolver uma lacuna que existe hoje na saúde. 

“Acreditamos que o acompanhamento diário de pacientes com câncer pode efetivamente melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. Buscamos conectar as equipes de saúde e os pacientes no dia a dia. Também entendemos que esse processo está em plena mudança e que novos modelos de entrega de saúde e de valor em saúde estão surgindo”, conclui. 

Essa não é primeira vez que a startup participa de uma iniciativa internacional. Em 2021, a Thummi foi reconhecida no programa de aceleração da Velocity TX. A organização sem fins lucrativos faz parte do Texas Research & Technology Foundation e ajuda startups de biociência a lançar soluções para mudar e salvar vidas no mundo inteiro.  

Leia também: Como tirei uma ideia do papel com os caminhos de Empreendedorismo e Inovação 


Leia Mais Veja todas