Sonatas de Beethoven, Schubert e Grieg na Igreja Cristo Mestre

Apresentação, gratuita e aberta ao público, ocorre no dia 11 de abril

05/04/2018 - 15h25
Emerson Kretschmer / Foto: Ana Eidam

O Projeto PUCRS Recitais realiza, no dia 11 de abril, uma apresentação musical gratuita com o violinista Emerson Kretschmer e o pianista André Carrara. Os musicistas apresentam um repertório de sonatas, com obras dos compositores Ludwig van Beethoven, Franz Schubert e Edvard Grieg, a partir das 19h, na Igreja Cristo Mestre (Av. Ipiranga, 6681 – Porto Alegre). O evento, aberto ao público, não necessita de inscrição prévia. No local, haverá uma lista de presença a ser assinada por alunos que queiram obter certificado de horas complementares. A retirada do documento pode ser feita 30 dias após a atividade, no Instituto de Cultura, 7º andar da Biblioteca Central.

Sobre os músicos

Emerson Kretschmer é violinista, graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com especialização pela Internationale Sommerakademie Mozarteum, em Salzburgo, Áustria. Tem atuado como solista em várias orquestras, como a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), a Orquesta de Câmara da Ulbra, a Orquestra Unisinos Anchieta e a Orquestra Sinfônica de Caxias do Sul. Realizou turnê pela Europa como integrante da Orquestra de Câmara Solistas de Salzburgo, participando de um registro fonográfico na Alemanha. Atualmente ocupa o cargo de spalla – nome dado ao primeiro-violino de uma orquestra – da Ospa e da Orquestra de Câmara da Ulbra.

André Carrara / Foto: Ricardo Jaegger

André Carrara é pianista da Ospa há mais de 10 anos e, desde 2013, atua também como professor da Escola de Música da Orquestra. É graduado em Música (piano) pela Escola Nacional de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde posteriormente fez mestrado, e é doutor em Música pela UFRGS. Sua discografia inclui a gravação dos 12 Estudos Opus 10 de Chopin, com repercussão na crítica especializada, além de ter obtido o reconhecimento do júri em diversos concursos nacionais e internacionais.

Projeto PUCRS Recitais

O Projeto PUCRS Recitais, uma realização do Instituto de Cultura e direção artística do maestro Marcio Buzatto, irá promover durante o ano de 2018 seis apresentações musicais na Igreja Cristo Mestre. A segunda edição está marcada para o dia 23 de maio, e irá apresentar o Quinteto Porto Alegre, grupo de música de câmara formado por musicistas da Ospa que tocam os instrumentos de metais: trompetes, trombone, trompa e tuba.