Se prepare para o Vestibular com as dicas e o simulado da PUCRS

Confira orientações para testar seus dados de login e se preparar para a prova de redação online

09/06/2021 - 10h30
Faça o simulado do Vestibular e se prepare para a prova!

É importante escolher um local tranquilo para realizar a prova/Foto: Pexels

Vestibular da PUCRS acontece no dia 12 de junho e consiste em uma prova de redação realizada na modalidade online. Para ajudar os vestibulandos e vestibulandas a realizarem a prova com tranquilidade e sem imprevistos, a PUCRS separou sete dicas que ajudam a se preparar para o processo seletivo. 

Quer saber mais sobre como ingressar na PUCRS? Também estão abertas as inscrições para Transferência (voltada a estudantes de outras instituições de ensino) e Ingresso de Diplomado (para quem já se formou no ensino superior e deseja iniciar outra graduação com desconto). 

1. Realize o simulado do Vestibular: Entre os dias 8 e 11 de junho, os/as candidatos/as com inscrição paga podem realizar um simulado, no qual será possível se familiarizar com a plataforma utilizada na prova e testar seus dados de login. Para acessar o simulado, que tem duração de 20 minutos, os/as inscritos/as no Vestibular receberão via e-mail o link de acesso. 

2. Não tente colar: Não utilize materiais de consulta durante a prova, pois tudo o que você fizer será registrado. A plataforma conta com recursos de plug-in; vigilância online por inteligência artificial e por um humano; gravação do vídeo, som e tela de participantes e processo de autorização para início da prova. 

Se prepare para o Vestibular que acontece no dia 12 de junho

Faça o simulado do Vestibular para testar seus dados de login/Foto: Pexels

3. Cuidado para não se atrasar: É necessário acessar o sistema pelo menos 20 minutos antes do horário da prova para realizar a captura de imagem do rosto do candidato ou candidata e dos documentos de identificação. Confira seu e-mail e senha de acesso antes de iniciar a prova e não deixe outras páginas e programas abertos no computador. 

4. Tenha seus documentos em mãos: É necessário apresentar um documento com foto, que será escaneadoe que esteja dentro da validade. Serão aceitos Carteira de Identidade, Registro de Identidade Civil (RIC), Registro Nacional de Estrangeiro (RNE), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho, Passaporte e, em caso de estrangeiros/as, o visto também vai valer.  

Na hora da prova online, lembre-se de apontar seu documento com a foto virada para a câmera. Não será permitido utilizar fones de ouvido, tirar print da prova, gravar a tela ou conversar com alguém, atender o telefone e sair do ambiente, podendo ocasionar a desclassificação do candidato.  

5. Escolha o seu navegador: Utilize preferencialmente o navegador de internet Mozilla Firefox. Caso utilize o Google Chrome, você precisará ter plugin instalado para poder realizar a simulação e a prova. É importante realizar o simulado no mesmo computador que será utilizado no dia da prova. 

6. Escolha um ambiente tranquilo: Para evitar que alguém interrompa sua prova ou algum barulho externo atrapalhe, escolha um local silencioso, com boa iluminação e arejado. Caso o ambiente seja compartilhado, avise previamente sobre a necessidade de privacidade para fazer a prova e combine o horário. Também é importante que seu rosto apareça para a câmera, então cuide da iluminação do ambiente e, se possível, prenda o cabelo.  

7. Ficou com dúvidas? Confira os tutoriais: Para saber mais sobre o ambiente de prova e se certificar de que todas as configurações estão prontas, acesse aos tutoriais em vídeo preparados pela Universidade. 

Leia também: Como fazer uma boa redação no vestibular? 


Leia Mais Veja todas