Simpósio trata de conservação da natureza e desenvolvimento sustentável

Evento envolveu palestras sobre o Pró-Mata, em São Francisco de Paula, apresentação de trabalhos e oficinas

26/11/2018 - 17h03
Betina Blochtein, Simpósio Pró-Mata

Professora Betina destacou importância do Pró-Mata/Foto: Camila Cunha

O Simpósio Pró-Mata reuniu estudantes de graduação e pós e pesquisadores que realizam trabalhos no Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza Pró-Mata/PUCRS. Com o tema Construindo ciência para um futuro sustentável, a primeira edição do evento contou com palestras, oficinas e 36 sessões de apresentações orais e de pôsteres. Participaram ainda estrangeiros, como os alemães Ruediger Hampp e Werner Grueninger, ambos da Universidade de Tübingen, que mantém convênio com a PUCRS para o Pró-Mata.

O evento teve abertura dos professores Betina Blochtein, diretora do Instituto do Meio Ambiente, e Pedro Ferreira, coordenador do Pró-Mata, ambos da Escola de Ciências. Eles destacaram a importância do Pró-Mata, concebido há 22 anos pela PUCRS em São Francisco de Paula como uma área voltada para a pesquisa e conservação da natureza, geração e divulgação de conhecimento científico e promoção do desenvolvimento sustentável. Ao longo dessas décadas, já recebeu pesquisadores canadenses, alemães, estadunidenses e de vários outros países. O simpósio possibilitou a discussão sobre os estudos realizados, bem como o debate acerca dos desafios futuros do Centro, tendo em vista a sua transformação em uma Unidade de Conservação.

Pedro Ferreira, Simpósio Pró-Mata

Professor Pedro Ferreira lembrou desafios futuros do centro/Foto: Camila Cunha

As oficinas do evento trataram de Gestão de Unidades de Conservação: o Pró-Mata como estudo de caso, coordenada pelos professores Pedro Ferreira e Cristiane Follmann Jurinitz e ministrada por José Luciano de Souza (ICMBio) e Edenice Brandão Avila de Souza (ICMBio/Flona); Captação de recursos e enfoques prioritários de pesquisa no Pró-Mata, de responsabilidade do professor Eduardo Eizirik, ministrada por Sandra C. Müller (UFRGS) e Juliano M. Oliveira (Unisinos); e Elaboração de projetos de pesquisa e redação de trabalhos científicos, sob a coordenação do professor Júlio César Bicca-Marques.

Documentário

No encerramento, foi exibido um piloto de um dos documentários que faz parte de um projeto de seis produções realizadas no Centro, em parceria com o Tecna e a produtora de vídeos Movweb. O vídeo mostra a atuação dos pesquisadores do Observatório de Aves da PUCRS no Pró-Mata. A conclusão e o lançamento da primeira temporada do projeto de documentários estão previstos para 2019.

Mais sobre o Pró-Mata

Aniversário de 18 anos do Pró-Mata (Foto: Bruno Todeschini/ASCOM/PUCRS)

Foto: Bruno Todeschini

Atualmente, o Pró-Mata recebe em média 1,2 mil usuários por ano. O Centro conta com cerca de 180 projetos realizados e tem mais de 20 em andamento. Ao longo do ano, recebe dezenas de alunos da PUCRS, em saídas de campo das disciplinas do curso de Ciências Biológicas e dos programas de pós-graduação. Também é sede de cursos promovidos por outras universidades.