Simpósio Brasil Alemanha de Desenvolvimento Sustentável recebe inscrições de trabalhos

Evento ocorre na PUCRS de 2 a 7 de outubro

04/05/2017 - 09h16

8º Simpósio Brasil-Alemanha de Desenvolvimento SustentávelEstão abertas as inscrições de trabalhos para o 8º Simpósio Brasil Alemanha de Desenvolvimento Sustentável, que ocorre na PUCRS, de 2 a 7 de outubro. Os resumos para apresentação oral ou pôster devem ser enviados até 20 de maio. As regras para submissão de trabalhos estão disponíveis no site www.pucrs.br/eventos/unidades/8o-simposio-brasil-alemanha. As inscrições para ouvintes ficam abertas até o dia do evento, que será todo em inglês. Realizado a cada dois anos, uma vez em cada país, o simpósio aborda diferenças e similaridades das duas nações no desenvolvimento sustentável e a relação cultural com recursos e processos da Terra. A edição de 2017 terá como tema principal Enfrentando os Impactos Humanos: os Desafios para a Sociedade e para a Ciência. A programação conta com palestras sobre mudanças climáticas globais, biodiversidade, ecologia e florestas, responsabilidade social e ambiental, entre outros temas. Também serão realizadas visitas guiadas ao Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza da PUCRS (Pró-Mata), à Lagoa do Peixe, ao litoral e sítios arqueológicos, ao Centro Histórico e ao Parque Eólico. O simpósio terá a participação de profissionais da PUCRS, UFRGS, Unesp, UFRJ, Urca e Fiocruz, além de representantes de instituições alemãs. A Unesco também estará presente. O Centro de Estudos Alemães e Europeus, inaugurado em 10 de abril e coordenado pela PUCRS e UFRGS é parceiro do evento. A organização é do Instituto do Meio Ambiente, em parceria com a Heidelberg University e com o Baden-Württembergisches Brasilien-Zentrum der Universität Tübingen.