Instituto do Meio Ambiente lança série de vídeos sobre a biodiversidade do Pró-Mata

Material apresentará as pesquisas científicas desenvolvidas na reserva

07/11/2022 - 15h18

Vista aérea da sede do Pró-Mata / Foto: Divulgação IMA

Desde 2020, a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Pró-Mata integra o Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração (PELD), um programa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que objetiva estabelecer uma rede de sítios de referência para a pesquisa científica de longo prazo em Ecologia de Ecossistemas.

Com financiamento da Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do RS (Fapergs), uma série de oito vídeos está sendo produzida com o objetivo de apresentar o ecossistema do Pró-Mata. A série terá como temas campos de altitude, florestas de araucárias, mamíferos, aves, anfíbios, abelhas, aranhas e DNA ambiental. Até o momento, dois vídeos já estão no ar (veja abaixo).

Para o diretor do Instituto do Meio Ambiente da PUCRS, Nelson Fontoura, o projeto de divulgação visa disponibilizar informação de qualidade acessível para a população em geral, de forma a permitir a compreensão dos desafios da pesquisa científica em biodiversidade, assim como permitir o conhecimento da metodologia de trabalho e as questões gerais que orientam os trabalhos acadêmicos.

“Todos os vídeos apresentam uma introdução sobre os desafios decorrentes dos impactos humanos sobre o meio ambiente, o programa PELD do CNPQ/FAPERGS e a RPPN Pró-Mata, unidade de conservação da PUCRS onde os trabalhos são desenvolvidos. Na sequência, cada vídeo apresenta um subprojeto de pesquisa em desenvolvimento”, adiciona.

Distúrbio por fogo em campos

O vídeo apresenta as técnicas de trabalho para o estudo da biodiversidade dos campos de altitude. Em especial, o trabalho objetiva verificar o efeito do fogo sobre a biodiversidade tanto de plantas herbáceas como de invertebrados.

Os mamíferos do Pró-Mata

O vídeo aborda as diferentes técnicas para o estudo da diversidade de mamíferos, as quais vão desde a análise de pegadas, o emprego de armadilhas para pequenos mamíferos, as redes de neblina para a captura de morcegos, as armadilhas fotográficas e o uso de gravadores permanentes em campo para registro de vocalizações.

Sobre o RPPN Pró-Mata

A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Pró-Mata abriga, em seus 2400 hectares, ecossistemas remanescentes primários e em regeneração da Mata Atlântica, localizados na borda do planalto da Serra Geral, no município de São Francisco de Paula. A RPPN inclui áreas de Campos de Altitude, Mata de Araucária e Mata Atlântica e abriga uma notável riqueza de elementos da flora e fauna. A RPPN Pró-Mata representa uma fração relevante da Mata Atlântica do Rio Grande do Sul, a qual é tombada pela UNESCO e compõe a Reserva de Biosfera da Mata Atlântica, reconhecida internacionalmente como um dos 25 hotspots de biodiversidade mundial.