Série de TV que conta história do Guaíba tem participação de professores da PUCRS

A produção inédita conta com 13 episódios e estreia na noite desta sexta-feira

16/07/2021 - 09h14
Série Guaíba

Leonardo Machado e Ezequias Schafer/ Foto: Eduardo Amorim/Divulgação

Quatro professores da PUCRS participam da série Guaíba, onde as águas se encontram, gravada em 2018 e que será lançada na noite de hoje. Ao longo de seus 13 episódios, cada um com 26 minutos de duração, é contada a história de formação do Guaíba, sua evolução e a transformação das cidades ao seu entorno. Além disso, há uma atenção especial à necessidade de preservar a biodiversidade, além de políticas públicas que privilegiem a sustentabilidade ecológica de todos que vivem nessa região.  

Para isso, foram coletados depoimentos de importantes pesquisadores de diversas áreas, entre eles os docentes Edison Hüttner, Luciano Zasso e Klaus Hilbert, da Escola de Humanidades; e Marcos Brandalise da Escola de Ciências da Saúde e da Vida. Com isso, a Universidade pôde oferecer conhecimentos em história, arqueologia, geografia e biologia, colaborando com a difusão do conhecimento.  

Para o professor Hüttner, “o estuário do Guaíba, onde as águas se encontram, revela antigas lembranças de barcos e tripulantes, dos peixes, de ilhas e da formação das cidades. São águas que nutrem nossa cultura e história. As filmagens e os depoimentos da série trazem a esperança de preservar todas essas histórias, além das águas e de sua biodiversidade”. 

O professor Luciano Zasso, por sua vez, conta que “a série reúne um conjunto de elementos que oportunizam ao público conhecer de maneira mais ampla e aprofundada esse valoroso manancial lacustre e seus diferentes aspectos de cunho geoambiental, social, histórico, econômico, entre tantos outros”. Ele destaca, ainda, que espera que essa produção “possa aproximar a população ao Guaíba no sentido de trazer conhecimento para que possamos nos envolver cada vez mais com esse ambiente de relevada importância e para que a população tenha condições de fazer uso responsável e sustentável deste riquíssimo ecossistema”.

Produção pode ser conferida na Fish TV 

A série foi produzida por Carmem Curval, com direção de Pedro Zimmermann e pesquisa de Cristiano Goldschmidt, que foi responsável pelos depoimentos. Segundo ele, a participação dos pesquisadores foi fundamental para a produção, já que contribuíram com seus conhecimentos para que o projeto se concretizasse. 

A produção será lançada nesta sexta-feira, 16/7, às 22h, na Fish TV (canal 58 da NET e da TV Claro e 162 da SKY).  


Leia Mais Veja todas