Seminário PUCRS/UOL EdTech aproxima pesquisa e mercado da educação digital

Parceria apoia trabalhos de mestrado e doutorado voltadas à educação online

03/09/2019 - 18h12
seminário_UOL EdiTech

Seminário PUCRS/UOL EdiTech / Foto: Bruno Todeschini

Na tarde desta segunda-feira, 2 de setembro, aconteceu o 1º Seminário PUCRS/UOL EdTech, reunindo alunos dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da PUCRS que receberam bolsas via UOL EdTech. O encontro, realizado no auditório do 5º andar do prédio 32, teve o objetivo de apresentar as pesquisas de estudantes de mestrado e doutorado relacionadas a soluções para a educação digital.

A abertura do seminário foi conduzida pelo diretor de pós-graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) Christian Kristensen, que celebrou a consolidada parceria entre PUCRS e UOL EdTech. A empresa é parceira da instituição no Pós PUCRS Online, que contabiliza aproximadamente 20 mil estudantes em todo o país. O trabalho em conjunto, que nasceu na modalidade Lato Sensu, reverteu em bolsas de estudo para os estudantes de mestrado e doutorado conduzirem estudos teóricos e práticos com o objetivo de impactar o trabalho desenvolvido pela empresa. “A iniciativa busca que alunos de diferentes áreas do conhecimento se voltem ao estudo da educação online, um campo de pesquisa em constante crescimento e uma tendência mundial”, comentou o diretor.

Academia e mercado lado a lado

Para o diretor de inovação da UOL EdTech, Bruno Milagres, há uma sinergia entre o trabalho realizado na empresa e na Universidade. “Os mundos do mercado de trabalho e o da academia não podem estar separados, temos que encontrar as conexões. Com essa iniciativa temos a oportunidade de passar para a universidade as necessidades do mercado, ao mesmo tempo que podemos implantar no dia a dia o que está sendo pesquisado no campo do conhecimento”, afirmou.

seminário_UOL EdiTech

Foto: Bruno Todeschini

Para Christian Kristensen, a relevância da interação entre a PUCRS e a UOL EdTech está na possibilidade de conectar os alunos com problemas reais, cada vez mais se posicionando como instituição de educação online de excelência. “Estamos investindo fortemente na pós-graduação Lato Sensu e a possibilidade de termos alunos de mestrado e doutorado investigando temas relacionados à essa área é de extrema importância, conseguindo dar uma resposta concreta e embasada a um problema global”, adiciona o diretor de pós-graduação. Além disso, destaca a importância do apoio financeiro da empresa, especialmente em um momento de crescente diminuição e dificuldades no financiamento público da educação superior.

Pesquisa em foco

Estudantes dos Programas de Pós-Graduação em Administração, Ciência da Computação e Educação apresentaram seus projetos de pesquisa durante o seminário. Entre os trabalhos está o desenvolvimento de um chatbot, que atuará como interface entre o usuário e o sistema utilizado para coordenar as atividades de um grupo de alunos, em elaboração pelo mestrando Mateus da Silveira Colossi. Já a estudante Márcia Coelho Cardoso apresentou os dados preliminares da análise dos impactos do design de ambientes virtuais de aprendizagem na apropriação tecnológica dos professores e no design de aprendizagem. Atualmente, 11 estudantes de programas de pós da PUCRS recebem bolsa de estudos da UOL EdTech.