PUCRS sedia seminário sobre Direitos Humanos

Evento acontece no dia 10 de novembro com palestras, apresentações de pôsteres e mesas-redondas

04/11/2022 - 13h05

seminário direitos humanosNo dia 10 de novembro, a PUCRS será o palco do seminário A universalidade dos direitos humanos como ponte entre continentes: Desafios e perspectivas (Die Universalität der Menschenrechte als Brücke zwischen Kontinenten: Herausforderungen und Perspektiven). O evento acontece a partir das 9h30, no auditório do prédio 9 do Campus. 

O seminário é realizado pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) em parceria com o Centro de Estudos Europeus e Alemães (CDEA) e contará com a participação de diversos pesquisadores e pesquisadoras proeminentes no campo dos Direitos Humanos, em palestras e mesas-redondas. Entre eles, estará a Angelika Nussberger, diretora da Academia para a Proteção dos Direitos Humanos Europeus da Universidade de Colônia, que virá a Porto Alegre especialmente para o seminário. Ao longo do seminário, ela também realizará o lançamento da tradução em português do seu livro Os direitos humanos. 

A programação ainda conta com a palestra Uma análise da universalidade dos direitos humanos a partir da perspectiva do Sul Global, realizada pelo keynote speaker brasileiro, Guilherme Leite Gonçalves, professor de Sociologia do Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). À tarde será realizada uma mesa-redonda sobre o tema Direito fundamental à educação: enfrentamento ao racismo e políticas afirmativas. 

Durante o evento, mestrandos e doutorandos também terão a oportunidade de apresentar pôsteres sobre o tema. Serão selecionados 15 trabalhos individuais de pesquisadores dos cursos de Antropologia, Arquitetura, Direito, Filosofia, História, Letras, Pedagogia, Política, Sociologia e Relações Internacionais.  

Além das palestras, também serão apresentadas oportunidades de bolsas de estudo e pesquisa na Alemanha e a equipe do DAAD estará disponível para responder dúvidas sobre os programas no estande informativo durante o coffee break.  O evento também é realizado em comemoração aos 50 anos de atividades do DAAD no Brasil. 

Confira a programação completa e faça a sua inscrição. 


Leia Mais Veja todas