Seminário dá as boas-vindas aos novos alunos internacionais

Neste semestre, ao todo serão 38 estudantes internacionais na graduação

25/02/2019 - 14h34
Imagem do grupo de alunos internacionais no Seminário de Orientação. Todos juntos em duas fileiras.

Foto: Mariana Haupental

A PUCRS deu as boas-vindas para os 26 novos alunos internacionais que chegam para seu período de mobilidade acadêmica na instituição. Os estudantes de 14 universidades conveniadas participaram do Seminário de Orientação entre os dias 21 e 22 de fevereiro, realizado pela Assessoria de Cooperação Internacional por meio do setor de Mobilidade Acadêmica.

Os novos alunos representam 10 países: Alemanha, Canadá, Chile, Coreia do Sul, Espanha, França, México, Portugal, Reino Unido e Suécia. Doze estudantes que estavam em mobilidade em 2018/2 e ficarão por mais um semestre para aproveitar ao máximo sua experiência no Campus se juntam ao grupo neste ano letivo.

Durante a programação do Seminário, os novos alunos tiveram orientações acadêmicas e sobre a cidade, prova de nivelamento de português e tour pelo Campus. Além disso, participaram do tour pela cidade de Porto Alegre na Linha Turismo e integração com os voluntários do Programa Amigo Universitário.

Expectativas para o semestre

Alunos da mobilidade acadêmica reunidos em grupo em frente à um ônibus de turismo, nas ruas de Porto Alegre

Foto: Thais Gonçalves

Para o mexicano Yelco Godoy, estudante de Engenharia de Produção na Universidade de Celaya, as expectativas para os próximos seis meses no Brasil envolvem melhorar o português e aprender mais sobre a cultura brasileira. O mesmo anima a estudante de Karin Berg, da Uppsala University, que pretende ficar até o fim de 2019 na PUCRS. “Eu estou ansiosa para ter experiências totalmente diferentes em um novo país, conhecer pessoas novas e aprender sobre outras culturas”, completa a aluna que visita a América do Sul pela primeira vez.

Além dos alunos internacionais, neste semestre um brasileiro se juntou ao grupo. Marcus Campos Sobrinho é estudante de direito da Universidade Católica de Pernambuco e também está em seu período de mobilidade acadêmica na PUCRS. Para ele, a mobilidade nacional tem diversos benefícios, como o aproveitamento total das disciplinas e o aprendizado cultural, destacando a diversidade de culturas do país.

Curso especial de português

Entre os dias 7 e 20 de fevereiro, alguns alunos internacionais também integraram o curso especial Portuguese for International Students, oferecido gratuitamente pela Assessoria. A programação de duas semanas que antecedessem o início oficial do semestre contou com aulas de português, informações culturais sobre o Brasil e o Rio Grande do Sul, além de atividades de integração em diferentes estruturas da PUCRS.