Seminário aborda universidade, inovação e sustentabilidade ambiental

Atividades se encerram nesta quinta-feira

Por: Redação Ascom

12/09/2016 - 13h57

11º Seminário Internacional Universidade, Inovação e Sustentabilidade AmbientalA sustentabilidade ambiental e a importância do ensino e da prática do compromisso ecológico em escolas, universidades e centros sociais são alguns dos temas discutidos durante o 11º Seminário Internacional Universidade, Inovação e Sustentabilidade Ambiental, que ocorre na PUCRS nos dias 14 e 15 de setembro.

O evento também incentiva o debate sobre a importância das universidades comprometidas com a tradição humanista e sua indispensável relação com a tecnologia e o contínuo avanço científico. A ideia é promover a reflexão sobre o compromisso docente para a educação integral de qualidade, em sintonia com os valores próprios e indispensáveis para uma sociedade justa e em constante desenvolvimento. No evento também são apresentados projetos e pesquisas sobre a produção de energia e o uso racional de recursos do planeta.

No dia 14, o reitor do Exeter College da Universidade de Oxford, Sir Rick Trainor, ministrou a palestra Universidades Inovadoras Podem ser Fiéis à Tradição Humanista do Ensino Superior?. Logo após, Don Melnick, diretor do Centro para o Meio Ambiente, Economia e Sociedade da Universidade de Columbia explorou o tema Em Busca da Sustentabilidade Ambiental: Teremos Sucesso?.

Já no dia 15, o assunto Cidadania Ambiental será tratado em painel por Cláudio Pádua, reitor da Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade e vice-presidente do Instituto de Pesquisas Ecológicas, e por Mário Sorrentino, coordenador do Laboratório de Educação e Política Ambiental da USP, às 9h30min. Às 13h30min, os professores da PUCRS Odilon Duarte, João Marcelo Ketzer e Marcus Seferin participam de mesa redonda sobre Energia, Ambiente e Sustentabilidade. A Universidade Como Espaço de Aprendizagem Ético será o tema explorado por Miquel Martínez, Catedrático de Teoria da Educação da Universidade de Barcelona, às 15h45min.

O evento ocorre no auditório térreo do prédio 32 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre) e é organizado pela Reitoria e pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da PUCRS. Informações adicionais estão disponíveis no site citado ou pelo telefone (51) 3320-3680.