Segunda edição do concurso Olhar da Casa recebe inscrições até o dia 16 de abril

Voltada para alunos da Universidade, iniciativa busca incentivar a expressão por meio da fotografia

10/03/2021 - 09h34
Arte do concurso fotográfico Olhar da Casa

Inscrições seguem até o dia 16 de abril

A segunda edição do concurso de fotografia Olhar da Casa, realizada pela PUCRS Cultura, com apoio da Famecos, está com inscrições abertas. A iniciativa busca promover novos talentos fotográficos e incentivar e desenvolver as competências de reflexão e de expressão por meio da fotografia. Podem participar estudantes da Universidade regularmente matriculados em cursos de graduação ou pós-graduação presenciais ou on-line. O regulamento completo está disponível neste link.

Cada participante tem a possibilidade de enviar até três fotografias para apenas uma das categorias do concurso. Em conformidade com as políticas de prevenção ao Covid-19, as imagens devem ser produzidas no local em que a candidata ou o candidato estejam passando este período de isolamento social.

Conheça as categorias do concurso Olhar da Casa 

As fotografias inscritas devem se enquadrar em uma das três categorias abaixo:

  • Comer com os olhos: fotografia de composição sobre o ramo da Gastronomia que pode apresentar alimentos, bebidas, receitas culinárias e/ou materiais utilizados na alimentação. Não serão aceitas fotografias que apresentem marcas de produtos e/ou bebidas alcoólicas.
  • Quem sou eu: fotografia de autorretrato que mostre o fotógrafo ou algo que a represente, com o propósito de apresentar uma “persona”, um comportamento, um sentimento, um estado do ser em um momento.
  • Pela janela: fotografia de paisagem vista de janelas. Ao invés de focar em um objeto ou pessoa específica, as fotografias inscritas nessa categoria devem capturar o ambiente ou situação que o/a fotógrafo/a capture de forma panorâmica.

O anúncio dos finalistas e vencedores/as acontece no dia 30 de abril. Confira as premiações para os três primeiros colocados de cada categoria:

1º colocado: uma câmera instantânea Fujifilm Instax Mini 11, com bolsa e filme de 10 poses;

2º colocado: um acessório de iluminação para fotografia;

3º colocado: um livro sobre fotografia.

Cronograma do concurso

10/3 – Lançamento do Edital – Início do período de inscrições;

16/4 (23h59) – Encerramento do período de inscrições;

23/4 (até 23h59) – Divulgação da lista de inscrições homologadas no concurso;

30/4 (17h) – Divulgação do resultado – finalistas e premiados/as.

Ciclo de conversas sobre arte e fotografia

Durante o período de inscrição para o concurso, está sendo programado um ciclo de conversas entre professores da Universidade, fotógrafos e artistas com trabalhos significativos nas suas áreas. Além da oportunidade de conhecer diferentes projetos em arte e fotografia, com essas conversas o público pode saber mais sobre temas relacionados às categorias do concurso, como a foto gastronomia, a fotografia de paisagem, o autorretrato e as artes visuais. As ações serão divulgadas em breve nos canais da PUCRS Cultura (Facebook e Instagram).