SebraeX tem espaço físico na PUCRS

Container da empresa está situado no Tecnopuc, em frente ao Prédio 99

06/03/2023 - 16h52

Sebrae RS inaugura espaço físico no Tecnopuc/ Foto: Divulgação

Estar presente no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) traz diversas conexões e possibilidades para empresas e startups nacionais e internacionais. Com esse objetivo, o SebraeX, marca de inovação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae RS), chegou ao Campus da PUCRS recentementeO espaço físico situado no Tecnopuc, em frente ao Prédio 99, tem como objetivo estreitar ainda mais as relações com o Parque e usufruir de todas as oportunidades que o ecossistema de inovação da PUCRS proporciona.

Lançada em agosto de 2021, a marca SebraeX mantém uma relação de parceria com o Tecnopuc desde a sua criação. A sede do SebraeX na PUCRS representa um novo modelo de negócio que reúne soluções para alunos, professores, pesquisadores e potenciais empreendedores. Segundo o Gestor de Projetos de Inovação do Sebrae, Gustavo Moreira, as possibilidades de conexões são enormes: “A estrutura será amplamente adequada para desenvolver atividades, fazer networking, formar parcerias de negócios e absorver conteúdos relevantes na temática de empreendedorismo e inovação, de forma tanto física, como digital”, destaca.

O SebraeX também busca um contato mais próximo dos empreendedores, desenvolvendo ações em parceria com a PUCRS, gerando novos projetos e programas que irão impactar a comunidade.

“As nossas expectativas são de que as pessoas e os negócios possam estabelecer conexões, estruturar novas ideias e capacitar conteúdos de diferentes formatos. Ser um espaço de construção de pontes e promoção de oportunidades de negócios”, completa Gustavo.

O espaço SebraeX será aberto ao público interno e externo, focado tanto no auto atendimento, quanto no atendimento técnico para a comunidade PUCRS. O local contará com mesas, cadeiras, conexão à internet e telas com conteúdos do Sebrae, criando assim, um ambiente plural e aberto onde ocorrerão eventos, workshops, consultorias e exposições.

Parceria de longa data

Espaço SebraeX será aberto ao público interno e externo, focado no auto atendimento e no atendimento à comunidade universitária/ Foto: Divulgação

A sede no Tecnopuc é a primeira operação do SebraeX fora das sedes próprias do Sebrae no Rio Grande do Sul. Segundo Jorge Audy, superintendente de Inovação da PUCRS, a organização tem um papel fundamental junto ao ecossistema de inovação gaúcho em diversas frentes, como startups, ecossistema e missões. “Contar com uma unidade do SebraeX dentro do Tecnopuc, atendendo toda a comunidade de inovação da PUCRS, representada pelo Tecnopuc, é realmente muito importante e demonstra o grau desse relacionamento que estabelecemos”, destaca.

Segundo Audy, o Sebrae é, sem dúvida, o parceiro mais estável e constante ao longo dos 20 anos de existência do Tecnopuc e desde o primeiro ano do Parque tem apoiado diretamente ações do Tecnopuc.

“Seja na antiga Raiar, seja hoje junto às startups em missões nacionais e internacionais de trabalho que nós fizemos parte e organizamos em conjunto, seguimos juntos. A vinda do SebraeX também marca o início próprio das operações de um centro de referência em territórios inovadores junto ao SebraeRS. A ação vai extrapolar nosso ecossistema de inovação e toda a sua abrangência a nível de território, seja em Porto Alegre ou no RS, e também se expandir dentro da própria Universidade, envolvendo área acadêmica, o laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação da PUCRS (IDEAR) em ações de empreendedorismo e na geração e desenvolvimento de startups”, ressalta.

Junto ao Sebrae a PUCRS realiza ainda outros projetos relevantes como o Hangar e Territórios inovadores, além de missões e apoio a área de startups.