Saiba como se preparar para cursar uma especialização ou MBA

Professora da PUCRS e orientadora profissional Manoela Ziebell dá algumas dicas para quem deseja incluir uma pós-graduação na rotina

22/02/2024 - 16h02
MBA_especialização

Cursos de especialização ou MBA promovem a atualização profissional em todas as etapas da carreira / Foto: Giordano Toldo

Cursar uma especialização ou um MBA pode ser a melhor alternativa para quem deseja atualização profissional, desenvolver e qualificar habilidades ou mesmo ampliar a rede de contatos. Tanto para profissionais com tempo de carreira quanto para aqueles recém-formados, que ainda buscam seu lugar no mercado de trabalho, investir em conhecimento é sempre uma opção a ser considerada. Por isso, na hora de tomar a decisão de se matricular, é importante avaliar de que forma esse novo compromisso será incluído na rotina.

Segundo a professora da Escola de Ciências da Saúde da Vida, Manoela Ziebell, coordenadora do Grupo de Estudos em Desenvolvimento de Carreira da PUCRS, quando se pensa em como se preparar para uma especialização ou MBA é essencial ter clareza do objetivo pelo qual cursar essa nova formação.

“Em primeiro lugar, é preciso entender qual gatilho está fazendo essa pessoa buscar uma pós-graduação. Se ela está pensando em se atualizar, se há essa necessidade em função de precisar desenvolver algum conhecimento e/ou se é por uma exigência do ambiente de trabalho”, destaca.

Organizando a rotina

Com o objetivo definido e a decisão de cursar uma pós-graduação tomada, é hora de começar a planejar. Entender o que cabe na rotina, além de quanto tempo e esforço essa formação irá demandar, é o primeiro passo. Como muitas pessoas que desejam ingressar em uma especialização ou em um MBA já possuem uma ocupação profissional, é importante considerar os turnos nas quais as aulas acontecem. Na PUCRS, há diversas opções de cursos com horários que facilitam essa dinâmica, com encontros que acontecem online ou presencialmente, à noite ou mesmo aos finais de semana, permitindo conciliar trabalho e estudo.

Momentos dedicados a revisar o conteúdo visto em aula e se aprofundar nos temas de maior interesse também devem ser levados em conta. Como estratégia, Manoela sugere fazer uma reflexão para compreender a melhor forma de incluir o estudo no dia a dia e reservar um tempo para isso.

“Avaliar se funciona melhor acordar mais cedo, utilizar o horário de almoço ou estudar à noite contribui para estabelecer uma rotina de estudos. Para quem tem família, é preciso pensar que tipo de negociação será necessária para tornar isso possível”, aponta.

Vincular os conteúdos aprendidos durante a pós-graduação à prática profissional e manter uma boa relação com os outros estudantes também são maneiras interessantes de permanecer próximo dos conteúdos vistos em aula. “Para quem já tem uma rotina intensa, prestar muita atenção nos momentos síncronos e interagir com professores e colegas contribui bastante, pois, além de não ser preciso fazer um esforço tão grande de aprendizado sozinho, essas trocas costumam ser muito enriquecedoras”, afirma Manoela.

Uma das preocupações de profissionais que estão há muito tempo fora das salas de aula é como retomar o hábito de estudos – algo que parece mais simples para quem recém saiu de uma graduação, por exemplo. Porém, segundo Manoela, mais importante do que estar acostumado a alguma coisa é gostar de praticá-la.

A professora destaca que estudar não necessariamente envolve estar matriculado em um curso. Assistir a uma palestra, ler um livro e buscar conhecimento sobre os temas de interesse também são formas de aprender: “Para quem tem esses hábitos, um curso de pós-graduação vai ser mais uma forma diferente de estudar”. Entender qual forma de aprender faz mais sentido – ler, escutar, escrever, exercitar – facilita a criação desse hábito, que, conforme a professora, é uma questão de disciplina:

“Hábitos a gente constrói. Pessoas dispostas conseguem organizar uma rotina de estudos que não seja difícil e que, pelo contrário, possa ser proveitosa e satisfatória”.

Mantenha o foco no objetivo

Ter clareza de seu projeto de vida e entender como cursar uma especialização ou MBA contribui para construí-lo deve ser sempre um dos principais motivadores para quem está tomando essa decisão. “Manter o foco no objetivo é importante porque, se houver momentos de desânimo, ajuda a lembrar que esse curso irá fazer com que você chegue aonde deseja, resultará no certificado que quer ou que irá melhorar a prática profissional”, pontua.

Se o objetivo for adquirir novos conhecimentos, desenvolver habilidades, fazer contato com outras pessoas, explorar o mercado de trabalho e/ou se atualizar, na PUCRS, profissionais de todas as áreas do conhecimento encontram opções para qualificar a sua carreira. Diversas turmas com início a partir de março de 2024 estão com inscrições abertas.

CONHEÇA OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO E mba da pucrs