Rota da Inovação: programação do South Summit passa pelo Tecnopuc

Visitantes conheceram a estrutura do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS, um dos ecossistemas mais consolidados à serviço da inovação e do empreendedorismo do Brasil

06/05/2022 - 16h13
rota da inovação

Visitantes conheceram toda a estrutura do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS / Foto: Marcelo Will

Nesta sexta-feira, 6 de maio, participantes do South Summit estiveram na Universidade para conhecer a estrutura do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc). A visita integrou a Rota da Inovação, organizada pelo Pacto Alegre em parceria com alguns dos atores mais relevantes do ecossistema de inovação da cidade para proporcionar uma experiência nos espaços que impulsionam o empreendedorismo.  

Para o coordenador do Pacto Alegre, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, essa ação permite dar visibilidade e promover a interação dos visitantes com os ambientes de inovação de Porto Alegre, aproximando empreendedores, investidores, pesquisadores e empresas desses ecossistemas. 

A visita ao Tecnopuc teve como foco iniciativas na área de Inteligência Artificial e Ciência de Dados. Os participantes passaram pelo NAVI, que reúne iniciativas nesta área, sendo um dos oito hubs temáticos do Parque. O grupo também conheceu o CriaLab, laboratório de criatividade da PUCRS, e o Tecnopuc FabLab, que integra o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da PUCRS (IDEIA) para testagem e prototipagem. 

“Está sendo muito enriquecedor e gratificante poder conhecer o ecossistema de inovação da PUCRS e todas as iniciativas que são desenvolvidas aqui com empresas e startups. Estamos absorvendo várias ideias que vamos levar para Recife junto com tudo que estamos aprendendo no South Summit”, conta Arthur Hinrichsen, que integra a comitiva do Sebrae de Pernambuco. 

Um ecossistema de inovação constante 

Durante a experiência, os participantes puderam conhecer as diferentes ações dentro do ecossistema da PUCRS para a conexão entre empresas, startups, pesquisadores e a sociedade. Além disso, a visita ressaltou como o Parque Científico e Tecnológico atua todos os dias para promover a inovação, por meio de uma consistente trajetória iniciada em 1980.  

Atualmente, cerca de 200 organizações integram o Tecnopuc, entre empresas públicas e privadas, centros de pesquisa, startups e entidades. O ecossistema forma uma comunidade articulada de mais de 6,2 mil pessoas que colaboram para o desenvolvimento de negócios inovadores em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, no País e internacionalmente.  

As organizações que compõe o Parque são de diferentes portes, mercados e tecnologias, formando uma comunidade diversa. O Tecnopuc apoia hoje mais de 300 startups e tem mais de 150 conexões com ambientes de inovação no Brasil e no mundo, facilitando a internacionalização de negócios.  

Neste espaço ativo, estudantes da PUCRS também têm a oportunidade transformar suas ideias em um negócio, seja uma ideia criada na graduação ou um grande projeto de pesquisa de mestrado ou doutorado.  

 Leia também: South Summit Brazil: PUCRS participa do maior evento de inovação do mundo 

Confira como foi a visita:


Leia Mais Veja todas