Revitalização do Memorial Champagnat apresenta os primeiros resultados

Trabalho é feito com apoio do Museu de Ciências e Tecnologia

Por: Rede Marista

03/10/2016 - 17h55

Memorial ChampagnatO projeto de revitalização do Memorial Champagnat, localizado em Viamão, já contabilizou cerca de 1,8 mil objetos e 24 mil fotografias. O trabalho é realizado por uma equipe multidisciplinar, com o apoio do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, desde 2015, quando deram início ao levantamento que identifica e numera os objetos. O espaço foi idealizado pelo Irmão Armando Luiz Bortolini, e hoje faz parte do Centro de Patrimônio e Espiritualidade Marista (Cepem).

Um dos objetos catalogados remete às décadas de 1940 e 1950: o Quadro Parietal sobre o algodão que foi utilizado no antigo Colégio Marista São Francisco, de Vacaria. Os quadros parietais foram instrumentos pedagógicos utilizados em sala de aula entre a segunda metade do século 19 e as décadas iniciais do século 20, para auxiliar no processo de ensino aprendizagem. Temáticos, continham a representação gráfica de determinados conteúdos escolares numa superfície que facilitava a observação dos alunos. Este quadro, utilizado em Vacaria, foi elaborado em Paris, pela empresa Maison Deyrolle.

Entre o material catalogado há diversos recursos pedagógicos utilizados ao longo da história pelos Irmãos, como a pedra de escrever (lousa ardósia), tinteiros, penas, quadros parietais, retroprojetores, microscópios e ferramentas. Paralelo ao levantamento e identificação dos materiais, está em fase de elaboração uma série de documentos como missão, objetivos, política de acervo e sistema de documentação, essenciais para a gestão museológica. Além disso, a equipe seleciona os objetos e separa os que serão doados por não se adequarem à missão instituída para o Memorial.