Reportagem da Famecos retrata a vida de refugiados no Brasil

04/05/2017 - 15h39
Refugiados, Brasil, Agência J de reportagem

Foto: Camila Lara/Agência J de Reportagem

A vida dos refugiados que estão morando no Brasil há três anos foi o tema da reportagem Refugiados enfrentam preconceito e desemprego ao tentar recomeço no Brasil, produzida na Agência J de Reportagem, da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS. O trabalho expõe o cenário da rotina diária dos imigrantes em situação de refúgio que buscam um recomeço em terras brasileiras. A matéria teve como repórter a aluna Lauriane Belmonte e as fotos são da estudante Camila Lara.

Saiba mais:

Uma família de haitianos e um refugiado sírio ilustram o trabalho que é comum para quase todos os refugiados no Brasil. Felder Charles, haitiano professor de francês, vive em Estrela (RS) há quase três anos. Até o momento não conseguiu ingressar no seu ramo profissional, e já pensa em retornar ao seu país de origem, apesar de todas as dificuldades. Já Abdulbaset Jarour, estudante sírio de Aleppo e que mora em São Paulo, não pensa em retornar ao seu país, que se encontra destruído pela guerra. Seu maior problema no Brasil é a intolerância religiosa e cultural, o que já lhe causou problemas como violência e humilhações públicas.

Agência J recebe distinções no Prêmio Direitos Humanos

No dia 12 de dezembro de 2016, o curso de Jornalismo da Famecos recebeu duas distinções no 33.º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo. Na categoria Universitário, o trabalho Jango: Quando o Coração é Maior que o Peito ficou em primeiro lugar. A produção é dos estudantes Vinicius Spengler, Camila Lara e Gilson Crippa Júnior. Além disso, a Agência J de Reportagem recebeu uma homenagem especial pela sua criação e trabalho diário focado no tema Direitos Humanos. O prêmio é promovido pela OAB/RS.