Relatório Social 2021: conheça as principais ações de impacto social realizadas pela Universidade

PUCRS, HSL e InsCer realizaram grandes entregas à sociedade em 2021, demonstrando a potência de uma comunidade universitária ativa, unida e engajada no compromisso de servir às pessoas

15/08/2022 - 08h42

Hoje, dia 15 de agosto, comemoramos o Dia do Marista e também celebramos a entrega de uma publicação que mensura as entregas da Universidade à sociedade no ano de 2021, o Relatório Social da PUCRS, do Hospital São Lucas (HSL) e do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer). O ano, que foi marcado pela vacinação de mais de 60 mil pessoas no Campus e a possibilidade de retomada à presencialidade, também teve como destaque a gestão eficiente do modelo online e híbrido nas aulas de graduação, lato sensu e stricto sensu. 

Orientada por planejamento e adaptações ao cenário pandêmico, a atuação da Universidade seguiu focada em manter a excelência e em atender as demandas emergentes em diferentes setores, mantendo o compromisso de que tudo o que a PUCRS faz deve impactar no desenvolvimento social, ambiental, científico, cultural e econômico da comunidade em que está inserida.  

“Nossas transformações são agora perpetuadas no Relatório Social 2021, um ano em que nos reconstruimos frente aos desafios impostos em razão da Pandemia da Covid-19.  Voltamos ao convívio presencial pleno, fortalecendo nosso compromisso com a comunidade acadêmica. Este documento também simboliza o sentimento de responsabilidade para com a missão, ilustrando em números os impactos de nossas ações para toda a sociedade”, destaca o Pró-Reitor de Identidade Institucional, Ir. Marcelo Bonhemberger.

Para acessar o documento completo e conferir algumas das iniciativas, ações e projetos que impactaram estudantes, docentes, técnicos administrativos e a comunidade, clique aqui.  

Integração, desenvolvimento e dedicação à missão Marista 

Em 2021, a missão de formar lideranças institucionais, gestores, professores, pesquisadores, técnicos administrativos, além dos estudantes, também esteve presente. A Universidade acredita que a capacitação contínua e benefícios e auxílios oferecidos a colaboradoras e colaboradores para que aprimorem seus conhecimentos, impactam positivamente sua empregabilidade. 

A valorização da diversidade, por meio de ações de inclusão e conscientização respeitando as diferenças entre as pessoas, suas necessidades e formas de trabalhar, também é um compromisso honrado. As ações levaram a PUCRS a ser reconhecida em rankings nacionais e internacionais. No Times Higher Education (THE) World University Ranking Edição divulgada em 2021, a Universidade foi classificada como a 3ª melhor instituição privada do Brasil e a melhor da região Sul. 

A educação como base de um futuro melhor 

Comprometida com seus estudantes, a Universidade ofertou em 2021 um modelo de aulas flexível e consciente, conforme as necessidades específicas de cada nível de ensino e área do saber, respeitando as recomendações e os protocolos de segurança vigentes por conta da pandemia.  

Ao mesmo tempo que assegurou a diversidade de experiências necessárias para formação integral de estudantes da graduação a pós-graduação, a PUCRS não parou de mirar o futuro e agir para colaborar com cenários em transformação, mantendo firme projetos estratégicos de inovação e qualificação do ensino e seus processos. Temos a melhor pós-graduação do País, com média 5,36 na avaliação realizada pela Capes.

Investigação Científica que impacta a sociedade 

O mais importante reflexo do nível de qualidade das investigações científicas desenvolvidas na instituição é o impacto em questões emergentes na sociedade e na vida das pessoas. Em 2021, a Universidade iniciou o PUCRS Pesquisa, uma iniciativa que busca levar conhecimento, informação e toda a relevância das pesquisas desenvolvidas para os veículos de comunicação e os canais oficiais. O objetivo é traduzir, de forma acessível e descomplicada, as novidades de cada área do conhecimento, os avanços, os desafios e tudo que permeia o universo da pesquisa.  

A mobilidade de docentes e discentes e a recepção a pesquisadores internacionais vêm impactando positivamente a produção intelectual e contribuindo para a formação voltada para a resolução de problemas globais. 

Ambiente que incentiva a inovar e empreender 

A cada ano a PUCRS se consolida como um vetor da inovação e um ecossistema de empreendedorismo único no Sul do Brasil, solidamente conectado com empresas, governo e sociedade com o compromisso de impactar no desenvolvimento social, ambiental, científico, cultural e econômico. Por meio de diferentes ações e espaços, a estrutura da Universidade permite que diversas iniciativas nasçam e se desenvolvam dentro do Campus, gerando impacto, também, para a sociedade.  

Em 2021 foram criados novos hubs para fortalecer a inovação e empreendedorismo na cidade e no Estado: Celeiro AgroHub, NAVI, EDUX e BanriTech. A Universidade também teve uma importante participação na atração de um dos maiores eventos de inovação do mundo para Porto Alegre em 2022: o South Summit. Na maior premiação do ecossistema de inovação do Brasil, o Startup Awards 2021, a PUCRS ficou entre três primeiras colocadas na categoria Universidade do Ano. 

O Track Startup seguiu apresentando para a comunidade todas as possibilidades do ecossistema de inovação e desenvolvimento de novos negócios, desde ideias incipientes até startups prontas para crescer. Num contexto em que a Universidade segue uma tendência mundial de transformação de ambientes de inovação, a Rede INOVAPUCRS e o Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc) traduzem o expressivo impacto gerado por esse ecossistema de inovação. 

Cultura, aprendizado e responsabilidade social 

A extensão universitária resulta da identidade e da missão da Instituição, alicerçada em seu compromisso com a justiça social. A PUCRS contribui para a consolidação da formação integral de seus estudantes como protagonistas do seu processo de desenvolvimento e da transformação social, que acontece por meio de conexões entre a Academia e outros setores da sociedade. 

Isso se amplia ainda mais por meio da curricularização da extensão, possibilitando que a aprendizagem ocorra também a partir de vivências profissionais e interdisciplinares e, em especial, da cultura. Por meio de ações dirigidas prioritariamente à comunidade externa nas áreas de saúde, educação, assistência social, inclusão, cidadania e desenvolvimento local e meio ambiente, são expressas necessidades sociais que a Universidade busca solucionar. 

Saúde para o presente e o futuro 

O modelo integrado e multidisciplinar do Campus da Saúde da PUCRS foi pensado para atender ao movimento de cuidado integral com a vida e de promoção da saúde em todos os sentidos, conectando as atuações do Parque Esportivo, do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer), do Centro Clínico, do Centro de Reabilitação, do Hospital São Lucas da PUCRS (HSL), das Escolas de Medicina e de Ciências da Saúde e da Vida e de iniciativas de inovação, como o BioHub, empreendimento do Tecnopuc que atua na geração de negócios inovadores em ciências da vida. 

Em 2021, destacam-se o lançamento e implementação do reposicionamento mercadológico do Hospital São Lucas e os novos projetos HSL Care, +Cardio e L’Hermitage. Ao longo do ano foram realizados também mais de 11,9 mil atendimentos de fisioterapia no Centro de Reabilitação da PUCRS.

Atenção à emergência ambiental 

Por meio do compromisso de ser uma universidade geradora de inovação e desenvolvimento ambiental, a PUCRS atua para a preservação do meio ambiente e implementa projetos institucionais e educacionais que visam ao respeito e o uso sustentável dos recursos naturais. Uma área de conservação ambiental com aproximadamente 2.400 hectares, a Reserva Particular do Patrimônio Natural Pró-Mata é maior RPPN do Rio Grande do Sul, é administrada pela Universidade e integra o Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração, iniciativa promovida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

A preservação ambiental também é presente no dia a dia da comunidade universitária, por meio da inserção do conceito nos currículos dos cursos de Graduação; a atuação do Comitê de Gestão Ambiental em diferentes eixos (água, energia, biodiversidade, efluentes, resíduos, entre outros); e o Projeto USE (Uso Sustentável de Energia). 

Confira todas as edições do Relatório Social.


Leia Mais Veja todas