Reitor palestra na Federasul

Formação cidadã e papel do empreendedorismo em meio à crise foram os destaques da palestra

Por: Redação Ascom

06/07/2016 - 16h51
Reitor, Joaquim Clotet, em palestra no evento Tá na Mesa

Foto: Divulgação / Federasul

A importância da formação de excelentes profissionais e cidadãos, o papel do empreendedorismo para o desenvolvimento da sociedade e os principais diferenciais da PUCRS em um cenário de crise econômica, em que a pesquisa, a inovação e o desenvolvimento precisam estar na pauta. Esses foram alguns dos pontos abordados pelo Reitor, Joaquim Clotet, em palestra no evento Tá na Mesa desta quarta-feira, 6 de julho, na sede da Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul).

Com um público formado por empresários de diversos setores, Clotet ressaltou alguns dos diferenciais da Universidade que afetam diretamente a sociedade, como a relação do Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc) com empresas e governos, gerando emprego e renda para o Estado – “São mais de 6 mil pessoas trabalhando nas 122 operações do Tecnopuc. Vejam o quanto se gera de renda para a economia. Grande parte dessas pessoas são nossos diplomados ou ainda estão na Universidade como alunos”, destacou. Outros pontos foram o atendimento via Sistema Único de Saúde (SUS) realizado pelo Hospital São Lucas e o Instituto do Cérebro do RS (InsCer/RS); as atividades abertas à comunidade no Parque Esportivo; os milhares de visitantes que o Museu de Ciências e Tecnologia (MCT) recebe mensalmente, difundindo e estimulando a aprendizagem e a interação com a ciência; a grande quantidade de pilotos de companhias áreas nacionais e internacionais formados na Faculdade de Ciências Aeronáuticas, pioneira na América do Sul; e a importância das pesquisas realizadas na com a Petrobras via Instituto do Petróleo e dos Recursos Naturais (IPR).

Clotet destacou também aos presentes alguns investimentos em pesquisa realizados ao longo dos anos na Instituição, as estruturas de pesquisa contidas na PUCRS e ações do Plano Estratégico, que tem como foco principal incentivar o empreendedorismo e à inovação desde que o aluno ingressa na PUCRS, ainda na graduação. “Acreditamos que o empreendedorismo deve estar presente em todas as áreas do saber. Na Medicina, na Letras, na Engenharia ou na Teologia. Empreendedorismo é uma questão de atitude das pessoas”.