Rede Sapiens é lançada com o objetivo de valorizar a ciência do RS

Plataforma convida a todos a apresentar pesquisas em até 3 minutos

27/11/2019 - 10h44

2019_11_26_rede_sapiens_pacto_alegreFoi lançada a Rede Sapiens, projeto que visa conectar o conhecimento produzido por pesquisadores, mestres e doutores com empresas e sociedade. A iniciativa é do Pacto Alegre, o qual a PUCRS integra juntamente com a UFRGS, Unisinos, Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Fapergs, Reginp, uMov.me Arena, entidades setoriais e empresas. O objetivo é valorizar a ciência do Rio Grande do Sul.

A rede convida mestres e doutores diplomados nos últimos cinco anos a gravarem um vídeo de até três minutos com linguagem acessível sobre os resultados de suas teses e dissertações. Os vídeos selecionados ficarão disponíveis para todos os atores da quádrupla hélice da inovação (sociedade, governo, universidade e empresas). O objetivo é viabilizar a aplicação prática desses estudos, aproximando universidade e mercado, além de evidenciar a produção científica dos acadêmicos do Estado.

Premiação

Com uma perspectiva colaborativa, a Rede Sapiens conta com apoio de dezenas de empresas e entidades que reuniram um aporte de R$ 35 mil para premiação dos estudantes em duas categorias – Prêmio Conexão com o Mercado e Prêmio Engajamento.

O Prêmio Conexão com o Mercado visa aproximar universidade e mercado. Serão cinco projetos científicos que tiverem mais solicitações por parte de empresas até o dia 30 de abril de 2020. Já o Prêmio Engajamento Popular busca evidenciar a pesquisa científica do Estado e premiará os cinco vídeos mais visualizados na plataforma até o dia 30 de abril de 2020. Ao todo dez mestres ou doutores e seus respectivos professores orientadores serão premiados em junho de 2020.

Como participar

Para participar, mestres ou doutores devem acessar o site da rede, preencher o formulário de inscrição e enviar o vídeo de até 3 minutos. Em um dos vídeos disponíveis na Rede Sapiens, a professora da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, Helena Stigger apresenta dicas na hora de gravar seu vídeo. Entre as dicas da docente estão: gravar o vídeo no sentido horizontal, apresentar o título da sua pesquisa e as motivações que o fizeram pesquisar tal tema. Assistia o vídeo completo.