Rede Marista destaca o combate à violência sexual infanto-juvenil

Evento na PUCRS, no final de maio, irá discutir a temática com especialistas

17/05/2019 - 15h39

rede marista, combate a violencia infantilDesde o ano 2000, a lei federal 9.970 estabelece 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil. A data relembra a morte de Araceli Crespo, que com apenas oito anos de idade, foi violentada e assassinada, em 1973. Para discutir essa temática, o Centro Marista de Promoção de Direitos da Criança e do Adolescente e a Escola de Direito promovem, no dia 31 de maio, a 1ª Conferência Marista sobre Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil. O evento é aberto ao público e será realizado no auditório do prédio 11 do Campus (Av. Ipiranga, 6681 – Porto Alegre). As inscrições são limitadas e gratuitas, e podem ser feitas até o dia 29 de maio através do link.

Segundo o relatório do Disque 100, anualmente são registradas mais de 80 mil denúncias de violações contra crianças de adolescentes, sendo que elas representam 70% das vítimas de abuso sexual no país. Para identificar este tipo de violência, a Rede Marista elaborou um vídeo com orientações a respeito.

Sobre a Conferência

Na programação, profissionais das áreas psiquiátrica e jurídica irão debater temas como: o perfil do agressor sob a ótica psicológica, comportamental e investigativa, os impactos da violência sexual na saúde mental do abusado e os sistemas de acolhimento às vítimas. A programação completa pode ser acessada aqui.

Compromisso com a proteção da vida

Na busca pela garantia dos direitos para crianças e jovens, desde 2012 a Rede Marista conta com o trabalho de Assessoria de Proteção à Criança e ao Adolescente. Esse é o órgão responsável pela execução das políticas de proteção da instituição e tem como objetivo promover os direitos da criança, por meio de ações de formação e conscientização, como: debates, palestras e visitas aos órgãos públicos vinculados aos órgãos legais de proteção.

Sobre o Centro Marista

Centro Marista de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente foi lançado em 2018, e está localizado na Fundação Irmão José Otão (Fijo), no prédio 2 do Campus (Av. Ipiranga, 6681 – Porto Alegre), e tem como objetivo a garantia os direitos da criança do adolescente e a capacitação de profissionais e da comunidade em geral para que se engajem no cuidado integral da infância. O contato com a equipe da Assessoria de Proteção à Criança e ao Adolescente da Rede Marista pode ser feito pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 3205-3107.


Leia Mais Veja todas