Rede Internacional Marista debate inovação, desenvolvimento e transformação

Evento reúne 21 lideranças da educação superior marista nesta semana

27/04/2022 - 10h31
Rede Internacional Marista

Rede Internacional Marista debate Inovação na PUCRS. / Foto: Matheus Gomes

A PUCRS acolhe, nesta semana, a X Assembleia da Rede Internacional Marista de Educação Superior que iniciou nesta terça-feira (26). O evento tem como temática Inovação, Desenvolvimento e Transformação, o que norteia os diálogos entre as lideranças de 21 instituições maristas participantes do evento.  

Desde a última assembleia presencial, realizada em 2019, em Lima, Peru, a Rede passou por novos planejamentos e estruturações. Para esta edição, os objetivos principais centralizam-se em apresentar essa caminhada e refletir sobre cenários, desafios e oportunidades para a Educação Superior, além de compartilhar boas práticas, debater e deliberar sobre o plano estratégico e modelo operativo da Rede.  

Trabalho iniciado  

A programação conta com diferentes momentos de partilha e construção conjunta entre os participantes. As atividades do primeiro dia estiveram focadas na abertura e apresentações das instituições integrantes do grupo e do contexto da rede. O Ir. Manuir Mentges, vice-reitor da Universidade e presidente do Comitê Executivo da Rede, abriu o evento e apresentou o trabalho que será realizado ao longo dos próximos dias.

Na sequência, o evento seguiu com uma fala do Ir. Deivis Fischer, presidente da Província Marista Brasil Sul-Amazônia/Rede Marista. Ele compartilhou a história marista local e recordou o contexto regional como algo que também une essas instituições.  

O encontro seguiu com a fala do Ir. Evilázio Teixeira, reitor da PUCRS, que deu boas-vindas às lideranças, fortaleceu a importância na conexão entre as instituições integrantes e apresentou a Universidade.  

Na finalização das falas de abertura, Ir. Luís Carlos Guterres, vigário-geral do Instituto Marista, abordou o compromisso das instituições maristas para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna. Ele abordou as três dimensões para a educação superior marista e convidou os participantes a refletirem. “Avançar com audácia, interconectar proativamente e inovar com paixão. Há muita terra prometida para o Instituto e para esse caminho de rede e de comunhão”, comentou. “Os temas que serão abordados aqui serão uma oportunidade para essa construção”. 

Foto: Matheus Gomes

Educação, pesquisa e impacto  

Durante a tarde, a atividade iniciou com a palestra e assessoria do pesquisador Josep Miquel Piqué, presidente do La Salle Technova Innovation Park, em Barcelona e da Rede Catalã de Parques Científicos (XPCAT).  Piqué abordou as possibilidades de inovação no momento atual. 

 “As sociedades que incentivam o talento, incentivam que a sociedade avance. Uma universidade empreendedora é aquela que assume a inovação, talento e transformação no seu entorno”, afirmou. Ele enfatizou ainda a necessidade de ter os espaços de educação conectados com pesquisa e impacto, buscando constantemente a resolução de problemas. “Só aprendemos quando há conexão com um problema, quando nos conectamos com algo que somos responsáveis. É preciso idear, prototipar e solucionar”, ressaltou. 

Inspirados na fala,  Jorge Audy, superintendente de Inovação e Desenvolvimento do Tecnopuc e Ana Berger, líder do Tecnopuc Crialab, conduziram uma dinâmica para a construção do trabalho conjunto sobre as oportunidades existentes na Rede.  

Próximos passos 

A partir das reflexões realizadas, a proposta é que o grupo aprove os modelos de governança e quais serão os projetos estratégicos que terão ênfase nas próximas etapas. Além disso, está prevista a eleição do novo Comitê Executivo, juntamente com o novo presidente da Rede.  

Sobre a Rede Internacional Marista de Educação Superior   

A Rede Marista Internacional de Instituições de Educação Superior (IES) consiste na união de, atualmente, 27 instituições que em sintonia com as premissas da Administração Geral do Instituto dos Irmãos Maristas, em Roma, buscam criar conexões de sinergia e atuação em seus espaços de missão.   

Com fundação em 2004, essa rede tem como objetivo criar oportunidades de parcerias, formação e projetos em conjunto, potencializando a atuação no ensino superior em mais de 10 países.   

Saiba mais sobre a Rede aqui. 


Leia Mais Veja todas