Descubra 5 razões para estudar na PUCRS

Empreendedorismo, cultura, inovação e internacionalização: conheça os motivos para escolher a PUCRS

01/09/2022 - 19h21
estudar na pucrs, Biblioteca, biblioteca central irmão josé otão, entrada,

Com 14 andares, a Biblioteca Ir. José Otão é a mais avançada da América Latina / Foto: Bruno Todeschini

Está em dúvida sobre onde cursar sua graduação? Reunimos 5 razões que vão te mostrar porque a PUCRS é a Universidade para te ajudar a fazer a diferença no mundo. E anota na agenda: o Vestibular da PUCRS já tem data nos dias 5 e 6 de novembro, os portões do Campus estarão abertos esperando por você. 

1. Estrutura para uma experiência completa 

Frequentar o Campus da PUCRS é uma experiência memorável. Tudo o que você precisa é possível encontrar aqui. Além dos espaços focados na aprendizagem, a Universidade proporciona aos/às estudantes ambientes para descanso e descontração, como a Rua da Cultura, o Living 360° e a ATL House. 

Para quem não abre mão de se movimentar, o Parque Esportivo é o lugar perfeito – garante a possibilidade de praticar diversos esportes, como tênis, vôlei e natação, além de contar com uma das academias mais tecnológicas do Brasil.  

estudar na pucrs, mobilidade acadêmica

Foto: Giordano Toldo

A Biblioteca Central Irmão José Otão também tem sua fama e dispensa comentários (mas a gente comenta mesmo assim!). Com 14 andares, possui mais de 1,5 milhão de materiais, físicos e online. É um espaço totalmente focado na concentração e aprendizado da comunidade acadêmica que frequenta seus corredores. Sem contar que, em termos tecnológicos, é considerada a mais avançada da América do Sul.

Somado a tudo isso, o Campus ainda oferece uma série de serviços como bares e restaurantes, farmácias, armazéns, livrarias e bancos, para que os/as alunos/as encontrem tudo o que precisam de forma prática e próxima. Atendimento para emergências de saúde, exames e consultas também estão a uma avenida de distância: do outro lado da Ipiranga, você encontra o Instituto do Cérebro (Inscer), onde é possível realizar exames de imagem, e o Hospital São Lucas (HSL), referência no País em promoção da saúde. 

2. Possibilidades de aprendizado contínuo  

Se você é uma pessoa que valoriza a autonomia e o protagonismo, a PUCRS é o lugar para você. Aqui, o/a estudante é o centro: seus sonhos são prioridade e seus desejos e interesses são traçados em conjunto com professores/as. O percurso acadêmico de cada um/a é único: você pode escolher cursar, durante a graduação, diversas formações complementares, como certificações, cursos de idiomas, e até mesmo iniciar – antes da formatura – sua carreira de pesquisador/a. A sua trajetória acadêmica pode ser dinâmica, inovadora e continuada.

estudar na pucrs, rua da cultura, atlântida, atl house, palco trident, vitor kley, música, volta às aulas

Foto: Camila Cunha

3. Internacionalização 

O sonho de conhecer culturas diferentes você pode realizar aqui. Ir a novos países, vivenciar o dia a dia em uma realidade completamente diferente e qualificar ainda mais o currículo são alguns dos benefícios de se investir na internacionalização.  

A experiência de estudar no exterior proporciona não apenas a vivência internacional, mas permite que você se coloque competitivamente no mercado de trabalho. Contamos com uma lista significativa de universidades conveniadas em diferentes partes do mundo, onde os alunos e alunas estão isentos das taxas escolares e podem solicitar aproveitamento das disciplinas cursadas no exterior. 

4. Experiências culturais sem sair do Campus 

Pianos estrategicamente instalados, shows com artistas nacionalmente conhecidos, pinturas com mais de 300 metros quadrados de dimensão e múltiplas possibilidades de respirar cultura. Esse é o Campus da PUCRS diariamente.  

  • Só em 2022, a Rua da Cultura e o Salão de Atos da Universidade já receberam artistas como Nando Reis, Di Ferrero, da banda NX Zero, Vitor Kley, e Lucas Silveira, da banda Fresno. Mas melhor que isso: todas as atrações foram gratuitas, em dia letivo e abertas ao público – garantindo aos/às estudantes experiências musicais inesquecíveis.
     
  • Em 2019, a PUCRS iniciou o projeto Galeria a Céu Aberto, que consiste em convidar artistas para pintar murais nos prédios das Escolas. Com o objetivo de inserir arte e humanismo na rotina de quem circula pelo Campus, o projeto já rendeu a criação de três murais inspiradores. Bateu a curiosidade? Acessa o site da galeria para saber mais sobre as obras e conhecer os autores!
     
  • Agora, se você aprecia a espontaneidade na música, vai se encantar com os dois pianos de cauda e três pianos verticais instalados na Biblioteca Central (prédio 16), na Escola Politécnica (prédio 30)na Escola de Negócios (prédio 50), na Escola de Humanidades (prédio 9) e no Global Tecnopuc (prédio 97B). Qualquer pessoa está convidada a mostrar seus talentos – ou simplesmente experimentar!
     
  • mobilidade acadêmicaE reunindo todas essas iniciativas, está a PUCRS Cultura, instituto que promove ações, oficinas de aprendizagem artística, bate-papo com músicos e musicistas, pintores/as, escritores/as, atores e atrizes, entre outros/as artistas. Quer acompanhar tudo isso de perto? Segue o perfil @pucrscultura no Instagram!  

5. Ecossistema de Inovação 

A PUCRS possui um dos maiores ecossistemas de inovação do Estado, com um Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc) e a curricularização do empreendedorismo reunidas pelos caminhos do Track Startup.  

Aqui, você pode tirar a sua ideia do papel ainda na graduação, com iniciativas como a Maratona de Inovação da PUCRS (MIP) e programas como o Startup Garage. Independentemente da fase de maturação do seu projeto, iremos encontrar uma solução que faça sentido para você!

Venha descobrir o seu caminho na PUCRS


Leia Mais Veja todas