Rafael Prikladnicki assume função na revista IEEE Software

É a primeira vez que alguém da América Latina é eleito como chair do advisory board

Por: Redação Ascom

07/11/2016 - 11h23
Rafael Prikladnicki

Foto: Bruno Todeschini – Ascom/PUCRS

O diretor do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) e professor da Faculdade de Informática, Rafael Prikladnicki, foi eleito como chair do advisory board da revista IEEE Software, uma das revistas de maior relevância na área de tecnologia. Essa é a primeira vez que alguém da América Latina assume tal posição na publicação. Segundo Prikladnicki, entre as suas funções nos próximos dois anos estão acompanhar as atividades da equipe, fazendo a ponte entre os editores e leitores da revista, interagindo também com o Editor in Chief, os editores associados e de departamentos para discutir, avaliar e revisar temas a serem explorados nas futuras edições. Entre os seus desafios está a necessidade de aumentar a representatividade com integrantes da Asia e da América Latina.

O professor participa da IEEE Software como membro desde 2013, dois anos depois passou a ser editor de uma coluna da revista e, a partir de 2017, passa a presidir o conselho consultivo da publicação. Sua posição é a segunda mais importante depois do Editor in Chief. O board é um conselho formado por 20 pessoas – da indústria e da academia – que atuam junto aos editores da revista. Entre as organizações participantes estão Google, IBM, Nasa/JPL, Microsoft, Oracle Labs, Siemens, Ericsson, Universidade de Coimbra, North Carolina State University, Politecnico di Torino, The Ohio State University, University of British Columbia e Carnegie Mellon University. A votação ocorreu no final do mês de outubro entre os editores e demais membros do advisory board, cerca de 60 pessoas.