Quero fazer a segunda graduação ou mudar de área, e agora?

Continuar estudando é importante para se destacar na carreira, além de proporcionar aprendizados e realização pessoal

28/05/2021 - 16h03
estudantes, aula, interação

Voltar a estudar é uma forma de investir na carreira e na autorrealização / Foto: iStock

É comum que após conquistar o tão sonhado diploma de ensino superior surja o desejo de continuar aprendendo, qualificar ainda mais o currículo e até mesmo aprofundar conhecimentos em outras áreas. Para decidir sobre qual caminho seguir, é importante ter em mente qual é o objetivo de investir em uma nova formação e o que faz mais sentido para cada momento de carreira. 

Convidamos Fabiane Rossi, consultora do PUCRS Carreiras, e a engenheira civil Gabriela Zorzo, que atualmente faz a sua segunda graduação, em Ciência da Computação, para contarem sobre as vantagens e os diferenciais de voltar à sala de aula como “aprendiz”. 

Um dos benefícios de fazer a segunda graduação é que na modalidade de Ingresso de Diplomado da PUCRS todas as mensalidades têm 25% de desconto. As inscrições estão abertas, saiba como participar do processo de seleção para o próximo semestre! 

Mais do que aprofundar conhecimentos, aprender da base 

Antes de ingressar oficialmente no curso de Ciência da Computação, Gabriela teve a oportunidade de cursar duas disciplinas eletivas na área enquanto ainda estava se formando em Engenharia Civil. Segundo ela, foi aí que descobriu a paixão pelas linhas de código: Isso fez com que eu pudesse explorar esse novo ramo e tivesse uma prévia do que seria realmente atuar nele, o que facilitou bastante o processo de decisão. 

Mas por que “fazer tudo de novo”, em vez de investir em uma pós-graduação? Para Gabriela, a principal diferença entre as opções foi o seu objetivo na época, que era aprender da base, e não aprofundar conhecimentos. Eu sinto que a graduação te ensina mais sobre os princípios e fundamentos, e era isso que eu estava buscando”, destaca. 

Investimentos na segunda graduação se refletem na carreira 

Como encontrar sentido na vida e felicidade na carreira e nos estudos

Trabalhar com o que gosta ajuda a dar sentido à vida / Foto: Pexels

Mesmo ainda estando no semestre, Gabriela já trabalha na área. Ela faz parte da Apple Developer Academy da PUCRS e atua como freelancer, desenvolvendo filtros para stories do Instagram. Ainda espero conseguir conciliar a Computação com a Engenharia, mas estou bem aberta para as possibilidades que podem surgir ao longo dessa segunda graduação”, acrescenta. 

A consultora de carreira Fabiane complementa que a qualificação contínua também é uma demanda das grandes empresas. “Sabemos que o mercado de trabalho está passando por constantes transformações. Por isso, manter-se atualizado é importante para o desenvolvimento da nossa carreira, como forma de nos destacarmos em nossa área de atuação, adaptando-se às novas tendências e inovações” explica. 

Com a segunda graduação, os/as profissionais adquirem mais conhecimentos e oportunidades de trabalhar com mais propriedade em diferentes atuações. Já uma pós-graduação, proporcionará profundidade em conhecimentos mais específicos e o desenvolvimento de habilidades e competências para sua área de atuação. Por isso, Fabiane enfatiza que o planejamento deve ser a base de toda carreira. 

Ter autorrealização também é sinal de sucesso 

Muitas vezes voltar a estudar é um fator que impulsiona a ir atrás de algo que sempre foi sonhado e pode ter ficado para trás, ou não. Resgatar essas antigas metas têm influência direta na autorrealização, aponta a consultora: 

Nossa carreira é um grande projeto de vida, pois contempla o todo. Não é possível fazer distinção entre trabalho e vida pessoal. Somos pessoas e vivemos integralmente”. 

Por isso fazer algo que tenha sentido e traga satisfação é importante para ser feliz em todas as áreas da vida, ajudando a abrir portas e ter reconhecimento. 

Planeje a sua carreira 

O PUCRS Carreiras oferece serviços gratuitos de planejamento profissional para estudantes, alumni e comunidade acadêmica. Além de fazer a integração entre alunos e alunas com o mercado de trabalho, também promove oficinas, eventos e atividades. Saiba como planejar sua carreira desde o começo da graduação! 

Comece a sua segunda graduação no próximo semestre


Leia Mais Veja todas