PUCRS, Tecnopuc, HSL e UCPEL celebram Convênio de Cooperação 

Formalização da assinatura acontece nesta sexta-feira 

14/01/2022 - 15h36

Nesta sexta-feira, dia 14 de janeiro, ocorreu a formalização da assinatura do convênio entre a PUCRS e seus empreendimentos: Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) e Hospital São Lucas (HSL) e a Universidade Católica de Pelotas (UCPEL), no qual desenvolverão esforços conjuntos, para incentivar e facilitar a cooperação, através de suas equipes, ações e estruturas 

Com a aproximação das duas universidades, em especial a área de pesquisa e inovação em saúde, onde oferecerão seus hospitais como living labs para validação e prototipagem das soluções desenvolvidas por alunos, professores, empresas locais e startups. A expectativa é que os projetos, iniciativas e ações desenvolvidas a partir desse convênio agreguem valor aos pacientes e às instituições. Conforme comentou o diretor-geral do HSL, Leandro Firme, “com essa iniciativa, captaremos e direcionaremos potenciais parceiros que, junto a nós no Hospital São Lucas, conectarão talentos e conhecimentos, na formação de um ecossistema de saúde inovador, saudável e sustentável para todos”. 

A parceria trará cooperação entre as instituições, promovendo diversas inovações, assim como comenta o reitor da UCPEL, José Carlos Pereira Bachettini Júnior: “O termo ‘cooperar’ tem muito significado. É bom competir, mas é muito melhor cooperar. Esse firmamento que fazemos hoje na busca de inovação para solução de problemas coletivos. Quem sabe, com o sucesso dessa parceria, essas atividades ganharão o mundo”. 

Parceria que fomenta o desenvolvimento e a inovação 

A união oficial dessas intuições traz o olhar do desenvolvimento para os empreendimentos, assim como comenta o vice-reitor da PUCRS, Irmão Manuir Mentges: “Esse projeto tem estreita relação com a visão de mundo que nossa Universidade empreende: sermos catalisadores do desenvolvimento e da inovação. As tecnologias, tão associadas aos mecanismos de inovação, são fruto da mente humana, do conhecimento, da criatividade, da técnica ensinada e aprendida”. Além disso, esses desenvolvimentos, trarão ainda mais qualidade para a saúde dos pacientes. “Portanto, essa união de esforços por si só já representa um passo além, pois demonstra que juntos podemos transformar realidades, tendo a formação e o cuidado com as pessoas – a saúde – como premissas”, conclui o vice-reitor. 

Um futuro de novos projetos 

Essa parceria trará diversos projetos para o futuro, através do BioHub, uma iniciativa da PUCRS, através do Tecnopuc, do Instituto do Cérebro (InsCer), do HSL e das Escolas da Universidade. Sua atuação envolve um conjunto de ações sincronizadas entre as áreas com o objetivo de promover a inovação, conectando talentos e conhecimentos para gerar negócios inovadores em ciências da vida.


Leia Mais Veja todas