PUCRS receberá recursos para quatro projetos de pesquisa sobre Covid-19

Resultado preliminar do edital emergencial da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul foi divulgado nesta semana

30/04/2020 - 17h15
Pesquisadores da PUCRS desenvolvem novo teste para coronavírus - Alternativa de exame possibilita diminuir custos e ter resultados mais rápidos

Foto: Divulgação/InsCer

Quatro projetos de pesquisadores da Universidade foram contemplados através do resultado preliminar, no Edital Emergencial Ciência e Tecnologia no combate à Covid-19, lançado no início do mês de abril pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS). Ao todo, são 36 projetos aprovados.

O edital emergencial contemplou pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento e buscou propostas de pesquisa aplicada, com potencial para dar um retorno a curto prazo. O período de execução dos projetos será de 12 meses, com um investimento total estimado em R$ 5 milhões de reais.

Para a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Carla Bonan a participação dos pesquisadores em editais relacionados ao enfrentamento da pandemia de Covid -19 tem sido expressiva, resultando em um ótimo desempenho da universidade nos editais relacionados a este tema. “Isso reforça o compromisso da universidade com a busca de soluções envolvendo todas as áreas do conhecimento no sentido de minimizar o impacto da pandemia na sociedade, comenta.

Conheça os projetos aprovados

• Análise da eficácia de abordagens terapêuticas que modulam a resposta dos interferons do tipo 1 frente a infecção pelo vírus SARS-CoV-2. Coordenadora: Profa. Dra. Ana Paula Duarte de Souza.
  • Inteligência artificial na avaliação da síndrome respiratória aguda grave. Coordenador: Prof. Dr. Bruno Hochhegger
  • Eficácia de três protótipos de um dispositivo para redução da dispersão por aerolização em atendimentos odontológicos de urgência em tempos de pandemia de SARS-CoV-2: um ensaio clínico randomizado controlado. Coordenador: Prof. Dr. Maximiliano Schunke Gomes.
  • Dinâmica Populacional e o Impacto do Contágio. Coordenador: Prof. Dr. Soraia Raupp Musse.

Saiba mais: Força-tarefa multidisciplinar da PUCRS é formada contra a Covid-19