PUCRS recebe primeira edição da Primavera Literária Brasileira no País

Evento gratuito ocorre nos dias 19, 20 e 22 de outubro em diversos espaços de Porto Alegre

08/10/2018 - 09h09
primavera literaria brasileira

Evento é realizado pela primeira vez no Brasil

Nos dias 19, 20 e 22 de outubro, a PUCRS recebe a primeira edição da Primavera Literária Brasileira realizada no País. Com programação gratuita e aberta ao público, o evento terá a participação de convidados nacionais e internacionais. Durante três dias, leituras, debates, oficinas e ações literárias ocorrem no Campus e em outros locais de Porto Alegre.

Idealizado pelo professor de literatura brasileira da Sorbonne Leonardo Tonus, a Printemps Littéraire Brésilien (Primavera Literária Brasileira) teve sua primeira edição em 2014. Desde então, ocorre anualmente em Paris e já levou mais de cem escritoras e escritores, artistas plásticos, quadrinistas, dramaturgos e coreógrafos brasileiros para palestras, debates, saraus, leituras, oficinas e lançamentos de livros.

19 de outubro – A partir das 9h30min

• Jornada de Poesia Contemporânea – Entre performances e leituras, alguns dos nomes mais conhecidos da poesia contemporânea brasileira conversarão sobre os seus livros, seus processos de criação e os temas em torno das suas obras.

Local: auditório da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos
Av. Ipiranga, 6.681 – prédio 7 – 2º andar – Porto Alegre/RS

escritor abdellah taia,primavera literária brasileira

Escritor e cineasta marroquino Abdellah Taïa estará na PUCRS / Foto: Håkan Lindquist, CC BY SA 3.0

Oficinas distribuídas por três lugares de Porto Alegre (das 15h às 18h):

• A escritora Natalia Borges Polesso ministrará a oficina Modos de Narrar
    Local: Multipalco do Theatro São Pedro – Praça Marechal Deodoro, s/n – Bairro Centro
  • A poeta Cristiane Sobral trabalhará a Poesia Falada na Aldeia
    Local: Rua Santana, 252 – Bairro Santana
  • O escritor e cineasta marroquino Abdellah Taïa abordará a temática do estrangeiro em Etranger à soi-même
    Local: Fora da Asa – Rua José do Patrocínio, 642 – Bairro Cidade Baixa

Além da oficina de Taïa, nesse mesmo dia, a partir das 20h, o Fora da Asa recebe a Noitada da Jornada de Poesia Contemporânea.

Natalia Borges Polesso, vencedora do Prêmio Jabuti

Natalia Borges Polesso, alumni PUCRS, fará oficina e mediação de conversa com Abdellah Taïa / Foto: Alfredo Brant/Divulgação

A partir das 14h

• Conversa com o escritor chileno Alejandro Zambra, com a mediação de Ricardo Barberena e Reginaldo Pujol Filho.

A partir das 16h

• Leonardo Tonus e Natalia Borges Polesso mediam a conversa com o escritor e cineasta marroquino Abdellah Taïa, que encerrará o Printemps Littéraire Brésilien autografando Ele que é digno de amar, romance publicado em 2017 que será lançado no Brasil pela editora Nós.

Local: Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos
Av. Ipiranga, 6.681 – prédio 7 – 2º andar – Porto Alegre/RS

Inscrições

Interessados na Jornada de Poesia, do dia 19, podem acessar a programação completa. Inscrições gratuitas pelo link. Para participar das oficinas itinerantes do dia 20, é necessário enviar e-mail para [email protected]. No dia 22, as conversas com escritores recebem inscrições gratuitas pelo link. Vagas limitadas.

Sobre a Primavera Literária*

Por influência da homenagem que a França fez ao Brasil em 2005, com o Ano do Brasil na França, o professor brasileiro na Sorbonne, Leonardo Tonus, pensou em criar um movimento que repercutiu na Primavera Literária Brasileira. “Recebi autores brasileiros e portugueses em sala de aula com o intuito de divulgar a literatura mais recente como atividade pedagógica, para que os estudantes se interessassem por ela. Com o aumento dessas visitas e uma dinâmica própria decidi, em 2014, realizar uma semana Brasil na universidade, convidando alguns autores. Houve boa recepção dos estudantes e, então, criei o chamado Festival ou Primavera Literária com um formato pedagógico em parceria com os estudantes e em prol deles, pois eles participam na organização, na escolha e no acompanhamento dos autores”, destaca Tonus.

* Com informações de Paulo Jorge Pereira.