PUCRS recebe nova cátedra Fulbright em Democracia, Direitos Humanos e Prevenção da Violência

Acordo entre a Universidade e organização internacional apoia participação de acadêmicos norte-americanos na Universidade

11/03/2021 - 16h52
IV Congresso Direitos Humanos e Migrações Forçadas: xenofobia, refúgio e transnacionalidade

Foto: Suad Kamardeen/Unsplash

Após ter participado da Cátedra de Neurociências da Comissão Fulbright, organização internacional vinculada aos governos do Brasil e dos Estados Unidos, agora a PUCRS recebeu uma nova cátedra em Democracia, Direitos Humanos e Prevenção da Violência (Fulbright Distinguished Scholar Award in Democracy, Human Rights and Violence Prevention). A iniciativa consiste em uma bolsa para um/a acadêmico/a norte-americano/a sênior com significativo reconhecimento em sua área de atuação e que tenha interesse em desenvolver atividades de pesquisa e ensino na pós-graduação da PUCRS.

Trata-se de uma oportunidade para aprofundamento de relações de colaboração com pesquisadores/as e instituições americanas, que pode contribuir de forma significativa para a internacionalização dos Programas de Pós-graduação da Universidade.

Sobre a bolsa

O bolsa incluirá tópicos relacionados a lei, justiça e direitos humanos, oportunidades para minorias em representatividade e os impactos da violência na saúde mental, desenvolvimento social e diversidade cultural. As inscrições vão até o dia 15 de setembro de 2021.

A bolsa prevê a estadia do/a acadêmico/a na PUCRS por um período de três a quatro meses. A primeira data de início possível é 1º de julho de 2022 e a última data de término possível é 30 de setembro de 2023.

Os/as candidatos/as devem ser cidadãos/ãs norte-americanos/as (podendo ter dupla cidadania), ter título de Ph.D. ou equivalente e uma trajetória acadêmica reconhecida. A bolsa está aberta para aqueles que trabalharam na qualidade de professor titular ou pesquisador por mais de sete anos. O processo de candidatura se dá através da página da Fulbright, na qual estão disponíveis mais informações sobre o processo. Saiba mais clicando aqui.