PUCRS recebe estação meteorológica da Universidade de Cambridge

06/03/2017 - 14h24
Estação Meteorológica

Foto: Bruno Todeschini – Ascom/PUCRS

A diferença entre a temperatura na PUCRS e em outros pontos da cidade, em determinados dias, pode chegar a 3°C, segundo o professor Regis Lahm, da Escola de Humanidades da PUCRS. Com o intuito de medir os dados meteorológicos no Campus, o curso de Geografia, por meio do Laboratório de Tratamento de Imagens e Geoprocessamento (LTIG), coordenado por Lahm, recebeu da Fundação Raspberry Pi, da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, uma estação meteorológica exclusiva – inexistente no mercado. O equipamento foi instalado no Largo da Solidariedade, entre os prédios 15 e 6 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre).

Os dados da estação podem ser acessados pela comunidade no site www.wunderground.com e em uma televisão que estará no saguão do prédio 5 com a previsão do tempo para Porto Alegre. O equipamento captura informações como intensidade do vento, precipitação, pressão, qualidade do ar, direção do vento e temperatura do solo. Segundo o professor, o que torna a estação exclusiva é a junção de todos esses elementos em um único equipamento. Lahm explica que quanto mais informações sobre as condições atmosféricas forem registradas, mais refinados serão os resultados da previsão do tempo e os estudos climáticos. “Hoje, por exemplo, podemos dizer que para daqui um ou dois dias a previsão do tempo se torna informação”, esclarece.

A estação ficará disponível para uso dos alunos do curso de Geografia, com auxílio dos bolsistas do LTIG. Além de um serviço para a comunidade, o equipamento também ajudará nos projetos do laboratório. O Pró-Alertas é um desses projetos, que busca prevenir desastres naturais com uma pesquisa diretamente ligada à população. A meta, nessa pesquisa, é descobrir o grau de precipitação para poder emitir um alerta de alagamentos em Porto Alegre. Para o Pró-Alertas, são utilizados dados de 32 estações meteorológicas, contando com a Raspberry Pi, única em funcionamento na PUCRS.

Weather Underground PWS IPORTOAL25