PUCRS recebe acervos de Danilo Ucha e René Gertz

04/10/2016 - 17h02
Livro, óculos

Foto: DariuszSankowski/pixabay.com

A PUCRS receberá nesta quinta-feira, 6 de outubro, os acervos do jornalista Danilo Ucha, que faleceu em julho deste ano, e do professor do curso de História da Escola de Humanidades da PUCRS René Gertz. Ambos passarão a integrar o Delfos – Espaço de Documentação e Memória Cultural da PUCRS. A cerimônia de entrega será às 10h30min, na Reitoria, com a presença do Reitor, Joaquim Clotet.

O acervo de Ucha contém livros de sua biblioteca particular, fotografias históricas (com políticos como o Brizola, por exemplo), objetos pessoais, reportagens jornalísticas de guerra (incluindo entrevistas realizadas nas coberturas de guerra – decupadas ou gravadas). O material doado pelo professor Gertz contém jornais de 1968 a 1989. Entre eles estão Coojornal, Fato Novo, Leia, Letras & Livros, Movimento, Novo Leia, O Pasquim, Opinião, Politika, D. O. Leitura, Em Tempo, Já, O Continente e Pato Macho.

Danilo Ucha

Titular da coluna Painel Econômico, do Jornal do Comércio, desde 2002, Ucha também mantinha um blog sobre culinária, o Cordeiro e Vinho. Entre os lugares que trabalhou, estão Diários Associados (Rádio Farroupilha AM e Diário de Notícias), TVE, Zero Hora, Gazeta Mercantil e O Estado de São Paulo. Ele ajudou a criar jornais alternativos, como o Coojornal, Pato Macho e Mensageiro Rural. Em 1986, fundou o Jornal da Noite, especializado em arte, cultura, livros, turismo e negócios, que ainda circula.

René Gertz

Gertz integra o corpo docente da PUCRS e trabalha com a história do Brasil-República, abordando temas como aspectos políticos do processo de imigração e colonização no sul do Brasil, integralismo, nazismo, germanismo, neonazismo, protestantismo, preconceitos étnicos e religiosos e política gaúcha do período em torno do Estado Novo (1937-1945). Também dedica seu estudo à historiografia alemã contemporânea, tentando divulgá-la no Brasil por meio de traduções. O professor é graduado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1974), mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1977), e doutor em Ciência Política pela Freie Universität Berlin (1980).