PUCRS promove formação para lideranças do Hospital São Lucas

Programa de Desenvolvimento de Lideranças foi desenvolvido e customizado considerando as necessidades específicas da área de negócios hospitalares

06/06/2023 - 16h42
formação de lideranças hsl

Foto: Divulgação Hospital São Lucas

Com o intuito de impulsionar o protagonismo e a autonomia dos colaboradores do Hospital São Lucas (HSL), a PUCRS iniciou a segunda edição do Programa de Desenvolvimento de Lideranças, um curso voltado para diretores, gerentes e coordenadores da instituição. O programa, desenvolvido para apoiar a aplicação dos conhecimentos técnicos pelos times de trabalho do Hospital, contou a expertise do corpo docente da Universidade, envolvendo docentes das Escolas de Negócios, Humanidades e Politécnica.  

Esta edição do curso iniciou em maio deste ano e segue em atividade até novembro. Em 2022, o foco do Programa foi desenvolver competências estratégicas, como tomada de decisão; orientação para o cliente e para o mercado; gestão de pessoas e conflitos; e capacidade para compreender a cultura organizacional da empresa. Para 2023, o objetivo é aprofundar e expandir ainda mais os conhecimentos dos colaboradores e lideranças: segurança psicológica, comunicação, gestão ágil de processos, fundamentos sobre finanças e temáticas sobre a jornada dos agentes envolvidos com a instituição são o foco. 

“O Programa de Desenvolvimento de Lideranças é uma das principais ferramentas que o São Lucas oferece como forma de dar protagonismo às lideranças, o que nos possibilita a qualificação para proporcionar um melhor atendimento aos nossos pacientes e também a todos os liderados da instituição”, ressalta o diretor-geral Saulo Mengarda. 

Para a Educação Corporativa essa parceria entre unidades de negócio é fundamental para impulsionar o ecossistema de ensino, inovação e saúde da PUCRS. “A Universidade está à frente no que diz respeito à ensino e educação. O Hospital São Lucas vive os desafios da área e da gestão da saúde. Assim, unimos prática e ciência para fazermos mais e fazermos melhor”, pontua a Gestora de Educação Corporativa da PUCRS, Lica Marques. 

Projetos de liderança personalizados para cada organização 

Por ser um curso periódico, o Programa de Formação de Liderança desenvolve não somente as competências técnicas, mas também as habilidades comportamentais, chamadas soft skills. Para uma atuação cada vez mais estratégica e humanizada, a Educação Corporativa da PUCRS propôs um curso sob medida para atender o Planejamento Estratégico do Hospital. Lica explica que os conteúdos, atividades, projetos, e até mesmo o corpo docente do curso foi escolhido pensando no modelo de gestão e cultura organizacional do Hospital. 

“Um dos diferenciais dessa formação é que ela foi customizada e pautada na compreensão do posicionamento estratégico do Hospital São Lucas, considerando os objetivos organizacionais da instituição”, explica.  

formação de lideranças hsl

Foto: Divulgação Hospital São Lucas

Esse olhar personalizado é uma premissa dos cursos de Educação Corporativa. Os Projetos de Liderança da Universidade são oferecidos para diversas empresas e organizações, mas sempre alinhados às necessidades de cada negócio.  

“Sempre que uma empresa quiser contratar esse programa de formação da PUCRS, será realizada uma análise das necessidades dessa organização para, assim, termos um escopo alinhado com o que a empresa irá pautar. Cada formação oferecida é única”, destaca Lica.

Cursos In Company são possibilidade de formação com excelência universitária 

No início deste ano, a PUCRS firmou uma parceria com a Tramontina, empresa centenária de atuação nacional e internacional. Em um modelo de Cursos In Company, a Universidade está promovendo, para 70 gestores da companhia, um MBA em Tecnologia para Negócios. Assim como a formação para o HSL, o curso foi desenvolvido para atender às demandas da empresa, respeitando as peculiaridades do negócio e o perfil dos participantes.  

A especialização desenvolvida para a Tramontina conecta diversas áreas de conhecimento e conta com professores tanto da Escola de Negócios, como da Escola Politécnica e Escola de Ciências da Saúde e da Vida.  

Leia mais: PUCRS irá promover curso de especialização para colaboradores da Tramontina 

Para saber mais ou contratar um curso sob medida para sua organização, entre em contato pelo e-mail [email protected].


Leia Mais Veja todas