Universidade prepara aulas a distância para alunos

Professores organizarão atividades e materiais de apoio em plataforma online

18/03/2020 - 17h18
PUCRS prepara aulas a distância para alunos - Professores organizarão atividades e materiais de apoio em plataforma online

Foto: Glenn Carstens/Unsplash

Como forma de prevenir a proliferação do coronavírus (Covid-19), a Universidade decidiu suspender as aulas presenciais a partir das 12h da última segunda-feira, 16 de março. As atividades acadêmicas serão retomadas no modelo online a partir desta quinta-feira, 19 de março, e serão conduzidas nesta modalidade até 12 de abril.

As disciplinas adaptarão suas metodologias de acordo com as necessidades das atividades propostas no calendário acadêmico já previsto que, até o momento, deve ser mantido. “Os professores estão organizando orientações, com apoio de textos, áudios, vídeos e demais materiais adequados, que são diferentes para as necessidades de cada área do conhecimento”, explica Adriana Kampff, professora da PUCRS e diretora de Graduação da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Continuada.

Aulas online e entrega de atividades

Canais de comunicação entre os professores e os alunos foram abertos com para tirar dúvidas e aprofundar conceitos abordados. Os estudantes receberão orientações de como acessar as aulas, que terão atividades compatíveis com as aprendizagens previstas para a disciplina. As participações poderão ser simultâneas, com transmissões em horário pré-combinados, ou paralelas, com prazos acordados.

A Biblioteca Central Irmão José Otão permite que os estudantes acessem o acervo virtual disponível online, podendo utilizar os conteúdos indicados pelos professores. Alunos em fase de orientação do trabalho de monografia de conclusão de curso podem combinar com os professores, através dos canais oficiais da PUCRS, a melhor forma de realizar o acompanhamento do desenvolvimento do TCC. O mesmo se aplica aos estudantes de mestrado e doutorado.

Suporte aos alunos

Espaços de apoio nos laboratórios de cada Escola foram preparados para os alunos que não tiverem acesso à internet ou à plataforma disponibilizada pela Universidade. Medidas como reforço da higienização dos ambientes e distância mínima entre as pessoas foram tomadas, de acordo com as orientações dos órgãos de saúde. Apesar disso, a circulação no Campus deve ser evitada, como medida de segurança.

“Na modalidade online, a presença é uma barreira superada. O acompanhamento das disciplinas será avaliado de acordo com comprometimento e a entrega dos exercícios. O importante é a qualidade”, considera Adriana.