PUCRS participa de pesquisa para auxiliar emergências hospitalares com inteligência artificial

Algoritmo desenvolvido na pesquisa recebe reconhecimento internacional da European Respiratory Society

05/10/2022 - 13h52
hospital, emergência, enfermeira

Foto: Pexels

Professores da PUCRS participam de pesquisa científica internacional para criar uma ferramenta rápida de avaliação para melhorar a tomada de decisão nas emergências hospitalares. Algoritmo desenvolvido pelo estudo prevê quais pacientes têm a necessidade de serem hospitalizados e quais podem ser dispensados. Os resultados da pesquisa em parceria com a Universidade de Toronto no Canadá e a Universidade de Torino na Itália foram reconhecidos internacionalmente pela relevância e publicados na revista científica European Respiratory Journal, da Sociedade Europeia de Respirologia (ERS).

A pesquisa intitulada Um ensaio de biomarcadores para estratificar por risco pacientes com sintomas de infecção do trato respiratório, contou com a autoria dos professores Florencia Barbé-Tuana, da Escola de Ciências da Saúde e da Vida, Marcus Jones, Frederico Friederich e Daniel Marinowic, da Escola de Medicina, em conjunto com suas alunas de pós-graduação Carine Schmitz e Letícya dos Santos. De acordo com Florencia, os resultados apresentados têm grande impacto na sociedade pois podem direcionar a tomada de decisões de forma rápida, para diferentes doenças respiratórias.

Algoritmo exclusivo para decisão emergencial

Os pesquisadores coletaram amostras de sangue de 641 pacientes com sintomas de doenças respiratórias em unidades de emergências médicas hospitalares no Canadá, Itália e Brasil por cerca de um ano. Os pacientes foram analisados com um painel de biomarcadores e foi detectado um conjunto de moléculas inflamatórias, capazes de estimar a gravidade de doenças respiratórias, melhorando a precisão na tomada de decisão clínica nas unidades de emergência hospitalares.

Um algoritmo de inteligência artificial criado e denominado Diagnóstico Rápido de Lesão Pulmonar Aguda (RALI-Dx) identificou com exatidão a necessidade de internação em pacientes com sintomas respiratórios, incluindo Covid-19. De acordo com o estudo, o teste é facilmente aplicável e os resultados podem sair em 50 minutos, o qual pode representar um auxílio importante na tomada de decisão nas unidades de internação.

Sobre a European Respiratory Society

European Respiratory SocietyA European Respiratory Society (ERS) é a maior organização científica e clínica em medicina respiratória no mundo. Formada por cientistas, médicos, profissionais de saúde aliados e outros especialistas em mais de 160 países. Suas ações priorizam a ciência, a educação e a advocacia para promover a saúde pulmonar, aliviar o sofrimento de doenças e orientar os padrões da medicina respiratória globalmente.

O European Respiratory Journal é a principal revista da ERS e publica trabalhos clínicos e experimentais relacionados a todos os aspectos da medicina respiratória adulto e pediátrica, incluindo biologia celular, epidemiologia, imunologia, oncologia, fisiopatologia, imagem, medicina ocupacional, terapia intensiva, medicina do sono e cirurgia torácica. Confira a publicação desenvolvida pelos pesquisadores da PUCRS.


Leia Mais Veja todas